–
SOBRE O CURSO
OBJETIVOS
O curso de Especialização em ESG – Environmental, Social and Corporate Governance tem como objetivo formar profissionais aptos a estruturar e gerir ações de ESG nas organizações modernas. Ele visa desenvolver a capacidade analítica e a percepção estratégica das novas práticas relacionadas ao enfrentamento dos desafios socioambientais e aos padrões de governança corporativa. Objetiva analisar o cenário atual, as tendências do desenvolvimento sustentável e de responsabilidade empresarial, além de apresentar as principais ferramentas e processos de internalização da sustentabilidade, desde o planejamento estratégico até os sistemas de gestão e auditoria específicos.
O curso apresenta como diferencial um corpo docente, formado por profissionais com sólida formação acadêmica e atentos às transformações do cenário empresarial. Ademais, haverá a participação de profissionais. Outro diferencial do curso se dá pela participação de profissionais de mercado.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais graduados com interesse ou atuação em gestão em organizações privadas ou públicas. Destaque para os profissionais do Direito, Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas, Relações Internacionais, Ciências Sociais, Engenharias e áreas afins.
PALESTRANTES DO CURSO
Atualmente, sou professora doutora nos cursos de Pós-Graduação da PUC-Campinas, nos cursos de Extensão IE - Instituto de Economia - Unicamp e MBA FACAMP. Atuei como professora PED (Programa de Estágio Docente) no curso de Graduação em Ciências da Computação, nos cursos de pós-graduação lato sensu do Centro Universitário Salesiano - UNISAL e Universidade Paulista - UNIP Campinas. Tenho experiência profissional em empresas, tais como Hewlett-Packard - HP e Banco HSBC nas áreas de Marketing, Administração, Economia e ESG (Environmental, Social and Corporate Governance). Título de Doutorado e Título de Mestrado em Desenvolvimento Econômico na área de Meio Ambiente pela Unicamp. Título de Especialista pelo CEAG - Curso de Especialização em Administração para Graduados pela FGV-EAESP e Título de Bacharel em Comunicação Social, com ênfase em Propaganda e Marketing pela ESPM. Experiência internacional como aluna convidada no Mestrado de Economia Internacional pela Universidade Friedrich-Alexander em Nuremberg - Alemanha. Pesquisadora na área de Estratégia Empresarial e Sustentabilidade.
Especialista em ESG, Sustentabilidade e Investimento Social Privado com 18 anos de experiência. Formada em Ciências Sociais (UNESP) e com Mestrado e Doutorado (em andamento) em Desenvolvimento Econômico, com ênfase em Economia Ecológica (UNICAMP). Ao longo da minha carreira, atuei em grandes empresas nos setores de energia, mineração, petróleo e gás, transportes, papel e celulose e cosméticos, com atuação em 15 estados no Brasil e em Moçambique. Possuo experiência nas áreas de gerenciamento de programas socioambientais e de desenvolvimento territorial; estratégias de sustentabilidade corporativa; relacionamento com partes interessadas; elaboração de relatórios de sustentabilidade e de mercado de capitais; avaliação de resultados e impacto de projetos sociais. Atualmente, atuo como consultora em Sustentabilidade Corporativa e ESG.
Advogado e Professor em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Carreira na advocacia desenvolvida no departamento jurídico de multinacional farmacêutica, startup na área de pagamentos e escritórios de advocacia. Prática profissional voltada ao Direito Empresarial, com atuação em questões societárias, contratuais e regulatórias. Professor nos cursos de Direito, Administração e Relações Internacionais da Unitá Faculdade. Professor no LLM em Direito Empresarial da FACAMP, no módulo sobre “Direito aplicado às Startups, arranjos societários e investimentos no ecossistema de inovação”. Professor na Pós-Graduação em Direito Tributário do Mackenzie, ministrando o módulo sobre Direito Societário. Coordenador da Pós-Graduação em Direito Contratual do Proordem-Campinas. Mestre em Sustentabilidade pelo Centro de Economia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com tema de dissertação em Regulação, Direito Administrativo e Infraestrutura no setor de Energia. Cursou extensão em Compliance e Governança Corporativa no Insper. Pós-Graduado (MBA) em Gestão Empresarial e Graduado em Direito (com ênfase em Direito Empresarial) pela FACAMP. Advogado inscrito nos quadros da OAB/SP sob o nº 363/765. Vice-Presidente da Comissão de Inovação e Startups da OAB/Campinas. Membro da Comissão de Estudos em Recuperação Judicial e Falências da OAB/Campinas.
Minha formação acadêmica tem como base as Ciências Biológicas (PUC-PR), e é complementada por Especialização em Análise Ambiental (UFPR) e Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR), além de, atualmente, ser Doutoranda em Ciência Ambiental pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP). Em minha trajetória acadêmica, desenvolvi pesquisas sobre políticas públicas ambiental e climática, áreas protegidas e instrumentos de planejamento e ordenamento territorial. Atualmente, apoio o secretariado executivo da revista interdisciplinar Ambiente & Sociedade - SciELO (Qualis A1). Em paralelo à academia, atuo no terceiro setor como Consultora de Projetos, apoiando a elaboração e execução de diversas iniciativas relacionados à agenda verde e de baixo carbono, visando facilitar sua implementação em governos subnacionais. Também, apoiei a elaboração de estudos técnicos, nas temáticas de conservação da biodiversidade, espécies vulneráveis, áreas protegidas, comunidades indígenas e tradicionais, usos de recursos hídricos e saúde ambiental, e participei de iniciativas de educação engajamento e sensibilização ambiental.
Químico e engenheiro de produção mecânica; MBA em administração pela FGV; MBA em Estratégia pelo Instituto Universitário de Lisboa; Pós MBA em Tendências e inovação pela Inova Business School; Formação para Conselheiro de Administração pela Inova Business School; Mestre de administração pelo Instituto Universitário de Lisboa, especialização em transformação Digital pelo MIT e em Economia Circular pela Universidade de Berkeley. Atualmente, sou CEO da Indústria Fox – Economia Circular, presidente do Conselho de Administração da Ilumi Materiais Elétricos, escritor, palestrante, conselheiro e diretor de Meio Ambiente do CIESP Jundiaí.
Profissional multidisciplinar com vasta experiência em atuação executiva na área de Finanças e Controladoria. Atualmente, é Consultor na área de Finanças e Gestão de Custos e Preços. Professor nos cursos de Graduação e Especialização e Palestrante. Diretor executivo na ABassan Treinamentos e Diretor na AARC – Associação dos Administradores da Região de Campinas. Mestre em Sustentabilidade pela PUC Campinas, MBA em Gestão de Negócios pelo INPG, Especialização em Contabilidade, Auditoria e Controladoria pela PUC-Campinas e Graduação em Administração pela PUC-Campinas.
Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional com ênfase em Capital Psicológico; mestre em Psicanálise em Educação e Saúde; possui graduação em Recursos Humanos, Direito, Pedagogia e História e é pós-graduado em Saúde e Educação. Tem MBA em Gestão de Pessoas, pós-graduado em Gestão Estratégica de Comunicação e em Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas na Educação. Tem MBA em Marketing e Vendas, é professor universitário de pós-graduação e graduação, gestor de projetos e Programas Sociais na Secretaria de Assistência Social de Jacareí - SP, consultor na Academia Brasileira de Gestores, Master Coaching - Sociedade Brasileira de Coaching e Trainer em Analista de perfil Comportamental – Profiler – UFMG. É analista Alpha – Sociedade Brasileira de Coaching, Congressista e Palestrante e autor do livro – Desenvolvimento Humano – Carreira e Empregabilidade. Possui mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de pessoas, processos, treinamentos e desenvolvimento de equipes.
Profissional com 38 anos no mundo corporativo, áreas técnicas e gestão. Graduação em MBA, Gestão da Qualidade e Produtividade, Pós-Graduação e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e em especialização em Gestão Empresarial e Planejamento Estratégico, com Graduação em Engenharia de Produção e Eletrotécnica. Também com Especialidade Profissional em Gestão da Qualidade em Projetos, Lean Manufacturing e TPM, Green e Black-belt Six Sigma, ISO Auditor de sistemas de gestão – 9001/14001/45001 e Auditoria VDA 6.3 AIAG. Como Educador, tem dez anos lecionando na ETEC Bento Quirino e, desde 2016, nos cursos de graduação e pós-graduação UNIP Campinas, também é educador voluntário na Fundação Siemens. Profissionalmente com atuação Quality Manager em Projetos, Avaliador PNQs- MEGSA-ESG; gestão industrial e QEHS, gestão de fornecedores. Como Autor, tem dois artigos publicados: Gestão do Conhecimento ABEPRO,XXXI ENEGEP / XVII ICIEOM e Metodologia A3 para solução de problemas - ABEPRO CONBREPRO. E também duas coautorias, Transformer Self Protector – Revista Enershow e Revista Eletricidade Moderna e Manual de Lições aprendidas em SST ISO 45001. Tem experiência internacional em Crompton Greaves Nasik Índia – Transferência de Tecnologia e Processos; Siemens USA – Jackson MS – Workshop da Qualidade e Melhoria de Processos; Vasile Argentina – Buenos Aires – Auditoria e desenvolvimento de produtos e processos; Partluz Uruguay – Montevidéu – Auditoria e desenvolvimento de fornecedores.
Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Administrador graduado pela Faculdade Estácio de Alagoas (Estácio/FAL). Atuou no segmento de franquias de escolas de idiomas como coordenador e assistente administrativo; no segmento hospitalar como assistente financeiro; e como comprador no Serviço Social do Comércio (SESC/AL). É Professor nos cursos de Graduação em Relações Internacionais e Administração nas Faculdades de Campinas (FACAMP), nas Graduações Tecnológicas do Centro Universitário Senac (SENAC/SP), nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Administração de Empresas na Universidade Presbiteriana Mackenzie e nos cursos de Especialização EAD na PUC-Campinas. Também é Professor-pesquisador vinculado ao Mestrado Profissional em Administração de Empresas na Universidade Ibirapuera na linha de pesquisa em Estratégia de Sustentabilidade e Inovação. Paralelamente às atividades de docência, atua como consultor empresarial na DLAA Consulting. Atua também como revisor de periódicos e eventos nacionais e internacionais na área de administração de empresas. Possui experiência de pesquisa nas temáticas de estratégia empresarial, gestão da inovação, gestão de operações e sustentabilidade.
ESTRUTURA CURRICULAR
Bloco 1 – Desenvolvimento Sustentável | |
---|---|
Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
ESG: Contexto e Fundamentos | 30 |
Legislação Ambiental | 30 |
Conjuntura Econômica e Desafios para o Desenvolvimento Sustentável | 30 |
TOTAL Bloco 1 | 90 |
Bloco 2 – Competitividade Estratégica | |
---|---|
Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
Estratégias de Negócios de Impacto Positivo e Inovação | 30 |
Nature Based Solutions e o Desenvolvimento Sustentável | 30 |
Economia Circular e Novos Modelos de Negócios | 30 |
TOTAL Bloco 2 | 90 |
Bloco 3 – Governança Corporativa | |
---|---|
Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
Gestão Estratégica, Sustentabilidade e Governança Corporativa | 30 |
Gestão Financeira e Estratégias de Investimentos ESG | 30 |
Gestão da Diversidade, Ética Empresarial e Investimento Social Privado | 30 |
TOTAL Bloco 3 | 90 |
Bloco 4 – Organização Responsável | |
---|---|
Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
Certificação e Auditorias: Meio Ambiente, Qualidade, Saúde e Segurança | 30 |
Análise do Desempenho Socioambiental, Gestão de Riscos e Relatórios ESG | 30 |
Relacionamento com Stakeholders | 30 |
TOTAL Bloco 4 | 90 |
A duração do curso é de 12 meses
PROCESSO SELETIVO
Análise da documentação apresentada;
ATENÇÃO: Procedimento para confirmação da inscrição:
A inscrição será validada apenas e tão somente por ocasião do upload de todos os documentos obrigatórios. Após o preenchimento e envio do Formulário de Inscrição on-line no Portal da PUC-Campinas.
Inscrição: fluxo contínuo
Matrícula: 10 e 11 de julho de 2024
Matrícula fora de prazo: entrar em contato (19) 97136-1803 – Whatsapp
Início das aulas: a partir de 05 de agosto de 2024
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Cópia do Diploma de Graduação (reconhecido pelo MEC): Licenciatura/Bacharelado
Cópias do RG e CPF.
No caso de dúvidas entrar em contato no e-mail econ.pos@puc-campinas.edu.br.
IMPORTANTE: No caso de ser o(a) inscrito(a), colaborador de EMPRESAS CONVENIADAS com a PUC-Campinas (por meio de acordo firmado), para que a concessão do desconto possa ser concedida, deverá ser feita a comprovação do vínculo existente entre o colaborador e a empresa conveniada com a PUC-Campinas. Em assim sendo, esta comprovação deverá ser feita mediante a entrega, impreterivelmente, no ato da matrícula, de cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – juntamente com a apresentação do documento original, somente para fins de simples conferência – a fim de se comprovar a condição estabelecida para que o desconto seja processado. Por fim, no caso de servidores públicos deverá ser apresentado o comprovante deste vínculo junto à sua Instituição.
INVESTIMENTO
A escolha do plano de pagamento é realizada no ato da matrícula e assinatura do contrato. Atentamos que o plano de pagamento não poderá ser alterado após assinatura do contrato.
24 parcelas de R$ 538,00
12 parcelas de R$ 955,00
R$ 10.314,00 (à vista, com desconto)
Valores válidos para 2024
Até 12 parcelas (por boleto e cartão de crédito)
Acima de 12 parcelas (apenas por boleto)
DESCONTOS
Desconto de 5% a 10% (cinco a dez por cento) na mensalidade para funcionários de empresas conveniadas com a PUC-Campinas (MEDIANTE ACORDO FIRMADO), a ser concedido, impreterivelmente, no ato da matrícula. Os requisitos para o desconto/empresa devem ser consultados diretamente no Escritório de Relações Corporativas (rc@puc-campinas.edu.br).
Desconto de 15% (quinze por cento) na mensalidade para Ex-Aluno da PUC-Campinas, que nela tenha concluído curso de Graduação ou Pós-Graduação, sem pendências financeiras com a Instituição.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
1) No caso do desconto assegurado aos funcionários de empresas conveniadas com a PUC-Campinas e, também, ser o beneficiário Ex-Aluno da Instituição, os descontos não serão cumulativos, por consequente, vigorará o maior benefício. Destaca-se que a verificação será feita, via sistema, com base no número de CPF do beneficiário;
2) O desconto de 15% (quinze por cento) para Ex-Aluno da PUC-Campinas, será concedido, somente, nos casos em que não houver pendências financeiras com a Instituição.
QUADRO DE NORMAS
1. A inscrição somente será concretizada após realizar o ‘upload’ da documentação exigida, conforme prazos estipulados em cada curso;
2. A formação de turmas está condicionada a um número mínimo de alunos efetivamente matriculados;
3. A PUC-Campinas não se obriga ao oferecimento deste curso para novas turmas;
4 . A matrícula será concretizada a partir da apresentação da documentação exigida conforme prazos estipulados em cada curso;
5. Ter ciência de que, para poder usufruir dos serviços da experiência de aprendizagem, precisará ter acesso a um computador com conexão à internet, cujos requisitos mínimos de configuração exigidos para a visualização das aulas online encontram-se descritos no site e no contrato de prestação de serviços educacionais;
6. A PUC-Campinas não oferece vagas de estágio na Pós-Graduação.
Este Curso Especialização cumpre as disposições da Resolução CNE/CES nº 1, de 06 de abril de 2018 do Ministério da Educação.
CONTATO
ESG – Environmental, Social and Corporate Governance
- Modalidade a distância
- Experiência e vivência digitais
- Aulas síncronas e assíncronas
- Apoio personalizado
- Acesso no dispositivo móvel e na TV
- Certificado PUC-Campinas
VÍDEOS RELACIONADOS