A expressão de sentimentos, emoções e sentidos em relação ao que rodeia a vida de uma pessoa podem, por muitas vezes, ser transformada em poesia. É desta forma escrita ou falada que se expressa o vigia da Segurança Patrimonial do Hospital da PUC-Campinas, Sebastião Oliveira Mattos, 56 anos.

Poeta há 50 anos, Mattos começou a rabiscar as primeiras rimas após o falecimento de sua mãe. Ele consegue criar em poucos minutos um conjunto de sons agradáveis e melodiosos por meio da rima, do ritmo e de várias figuras de estilo como a repetição. “A minha inspiração vem a qualquer momento, começo a rabiscar a partir de algo que vejo, leio ou simplesmente sinto”, afirma.

Mattos já escreveu mais de 50 poesias e seu maior sonho é lançar um livro. Neste mês, ele recebeu uma grande notícia uma das suas poesias foi classificada em 5º lugar no II Concurso Internacional de Poesia da Biblioteca Adir Gigliotti, realizado pela Associação Centro Auxiliar de Pesquisas Culturais (Cenapec), por meio do Projeto Chá & Poesia.

O concurso obteve 406 participantes de seis países. Em Campinas, foi divido em duas categorias: adulta e infantil com o tema Infinito. Para a categoria adulta se inscreveram 103 pessoas, das quais 67 passaram para a segunda fase e cinco foram premiadas. “Foi uma surpresa, o começo da realização de um sonho, ter minha poesia reconhecida”, diz emocionado.

Mattos receberá como prêmio uma medalha e um certificado, no dia 26 de maio, sábado, às 15h, na biblioteca Adir Gigliotti, situada a rua São Salvador, nº301, Taquaral.

Contato do Sebastião Oliveira Mattos (19) 81651611.

Mais informações

Chá & Poesia é um projeto idealizado e coordenado por Sarah de Oliveira Passarella. Acontece toda 2ª quarta-feira do mês, às 16h, no auditório da Biblioteca Adir Gigliotti. Nesse projeto, há uma palestra de 25 minutos, com temas variados, sempre focados na poesia, no poeta e na literatura. A Biblioteca Adir Gigliotti, possui 45 mil livros, 3 mil LPs, 2 mil filmes, biblioteca infantil e brinquedoteca. Acervo particular do doutor Alcy Gigliotti e aberta ao público. Informações (19) 3256-8868

24 de maio de 2007