Aquecimento do mercado de construção civil pode gerar novos postos de trabalho

Lançado em março de 2009, pelo Governo Federal, o Programa de Aceleração (PAC) da Habitação, prevê por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida que sejam construídas nos próximos dois anos no Brasil, cerca de um milhão de casas. As 19 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) foram incluídas nesse Programa e irão receber financiamento do PAC Habitação. As pessoas com renda de até três salários mínimos já podem fazer o cadastramento nas Prefeituras e as com renda de três a dez salários mínimos que querem aderir ao programa já podem fazer simulação do financiamento no site da Caixa Econômica Federal.

Nesse cenário de crescimento e investimentos na construção civil, há um grande campo de atuação profissional nesta área. Atenta a este mercado promissor e com o objetivo de atender as demandas por profissionais capacitados para trabalharem nessa área a PUC-Campinas está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno para o Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios.

De acordo com o diretor do curso, João Carlos Rocha Braz os interessados nesse curso encontrarão um campo de atuação muito vasto, por falta de profissionais, já que a grande maioria que faz o curso já se encontra no mercado de trabalho. Em relação a mercado de trabalho na RMC, o professor aponta que a Copa de 2014 abrirá grandes portas, uma vez que ocorrerão, em vias públicas, no aeroporto, além de construções na área da rede hoteleira.

O professor, ainda, ressalta que o tecnólogo atua no gerenciamento, planejamento e execução de prédios, casas e edifícios comerciais. “Cabe ao tecnólogo em Construção de Edifícios acompanhar todas as etapas da obras, que inclui planejamento e acompanhamento do cronograma físico financeiros, até o gerenciamento de resíduos de obras, objetivando a segurança, otimização de recursos e respeito ao meio ambiente”, explica o diretor do curso. Outra área de grande atuação é a da comercialização e logística de materiais de construção.

O curso de Tecnologia em Construção de Edifícios da PUC-Campinas possui uma grade curricular bem estruturada, isso porque além do embasamento teórico oferece aos alunos aulas práticas em diversos laboratórios como Física, Química, Saneamento, Hidráulica, Eletricidade entre outros. O estudante além de receber o título de “Tecnólogo em Construção Civil – Edifícios”, recebe duas certificações intermediárias: “Desenhista de Construção Civil” e “Auxiliar Técnico em Construção de Edifícios”.

SERVIÇO:
VESTIBULAR DE INVERNO PUC-CAMPINAS
Cursos em oferecimento: Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Assistiva: tradução e interpretação de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios, Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento, Curso Superior de Tecnologia da Gestão da Informação, Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores e Direito.
Inscrições: até 24 de junho, exclusivamente pelo Portal – www.puc-campinas.edu.br
Taxa de inscrição: R$ 100,00
Vagas: 420 vagas
Prova Específica – para candidatos ao curso de Direito: 3 de julho de 2009 – das 14h às 18h
Prova Geral – para os candidatos de todos os cursos: 4 de julho de 2009 – das 9h às 13h
Divulgação dos resultados: 14 de julho de 2009 pela internet (www.puc-campinas.edu.br) e no Campus I da Universidade (Rodovia Dom Pedro I, km 136, Parque das Universidades)
Matrícula: 16 e 17 de julho de 2009

Mais Informações:
Informações sobre o processo seletivo para os cursos superiores de tecnologia da PUC-Campinas estão disponíveis no portal www.puc-campinas.edu.br ou pelo e-mail: vestibular@puc-campinas.edu.br. Telefone: 0800-7287822.

18 de junho de 2009