Um mercado vasto para a tradução, mas em buscas de professores para a formação de novos profissionais

Pessoas com deficiência têm direitos especiais garantidos por lei para a realização de provas de concursos públicos. Entre os diferenciais para pessoas com deficiência no dia da prova estão tempo adicional para realização dos exercícios, computador com software específico e “ledor” (pessoa que lê a prova) para deficiência visual, monitor com conhecimento em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para deficientes auditivos e até enfermeiro para quem necessite de maiores cuidados.

Mudanças como essas são frutos da Lei Federal de n° 10098, que prevê a inclusão de pessoas portadoras de deficiência em todos os setores que lidam com pessoas. A partir desse promissor mercado de trabalho a PUC-Campinas realiza o Vestibular de Inverno e oferece o Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Assistiva: Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

O mercado de trabalho ainda está em crescente desenvolvimento, por causa da falta de profissionais habilitados. Para o diretor do curso de Letras da PUC-Campinas, Carlos de Aquino Pereira, os setores que possuem vagas para os tradutores da língua de sinais são assessorias de empresas, emissoras de televisão e rádio, congressos, repartições públicas, hospitais e locais que lidem com público. Universidades e escolas buscam profissionais que possam lidar com os alunos portadores de necessidades especiais e que possam colaborar com a formação de novos profissionais da área.

O curso de Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Assistiva: Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) da PUC-Campinas possui uma grade curricular bem estruturada e preocupada principalmente com a fidedignidade dos alunos. A grade curricular de estrutura formação humanística, que lhe permitirá compreender a realidade histórico-político-social em que está inserido como cidadão e como profissional, e na formação técnico-científica a fim de refletir em competências teóricas, práticas e profissionais no âmbito da Tradução e Interpretação de LIBRAS.

SERVIÇO:

Vestibular de Inverno PUC-Campinas

Cursos em oferecimento: Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Assistiva: tradução e interpretação de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios, Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento, Curso Superior de Tecnologia da Gestão da Informação, Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores e Direito.

Vagas: 420 vagas

Prova Específica – para candidatos ao curso de Direito: 3 de julho de 2009 – das 14h às 18h

Prova Geral – para os candidatos de todos os cursos: 4 de julho de 2009 – das 9h às 13h

Divulgação dos resultados: 14 de julho de 2009 pela internet (www.puc-campinas.edu.br) e no Campus I da Universidade (Rodovia Dom Pedro I, km 136, Parque das Universidades)

Matrícula: 16 e 17 de julho de 2009

Mais Informações:

Informações sobre o processo seletivo para os cursos superiores de tecnologia da PUC-Campinas estão disponíveis no portal www.puc-campinas.edu.br ou pelo e-mail: vestibular@puc-campinas.edu.br. Telefone: 0800-7287822.

23 de junho de 2009