Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

No total são 420 vagas para cinco cursos superiores de tecnologia e para o curso de Direito

A partir de segunda-feira (1º de junho) estão abertas as inscrições para o Vestibular de meio de no da PUC-Campinas. No total serão oferecidas 420 vagas para cinco cursos Superiores de Tecnologia e para o curso de Direito. Os cursos Superiores de Tecnologia em oferecimento são: Tecnologia em Comunicação Assistiva – tradução e interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras), de Tecnologia em Construção de Edifícios e de Tecnologia em Redes de Computadores, Tecnologia em Geoprocessamento e Tecnologia da Gestão da Informação. Cada curso terá 60 vagas para o período noturno, com exceção do curso de Direito que será oferecido em dois períodos – matutino e noturno. As inscrições podem ser feitas de 1º de junho a 24 de junho pelo Portal da Universidade – www.puc-campinas.edu.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00.

Serão realizadas duas provas: uma Prova Específica para os candidatos do curso de Direito, no dia 3 de julho de 2009, das 14h às 18h e, uma Prova Geral para os candidatos de todos os cursos, no dia 4 de julho de 2009, das 9h às 13h.

Enem
O candidato que desejar utilizar o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008 para a composição da pontuação neste processo seletivo deverá indicar na ficha de inscrição. No caso de utilização do Enem para a composição da pontuação do Vestibular de meio de ano da PUC-Campinas, o total de pontos das questões de Conhecimentos Gerais será calculado considerando-se, também, o resultado obtido pelo candidato na prova objetiva (sem redação) do Enem, na seguinte proporção: resultado das questões de Conhecimentos Gerais da PUC-Campinas (de 0 a 50 pontos) multiplicado por 5, somado à metade do percentual de acertos da prova objetiva do Enem, dividido por 6.

Sobre os cursos:
Superior de Tecnologia em Comunicação Assistiva – tradução e interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Esse curso tem 60 vagas, duração de 2 anos.

O Tradutor-Intérprete da Língua Brasileira de Sinais auxilia o acesso das pessoas surdas aos bens, serviços e conhecimentos disponíveis na sociedade. Pode exercer sua atividade profissional em instituições que lidam com pessoas com necessidades especiais, tais como: escolas de todos os níveis, inclusive universitário, empresas, veículos de comunicação, hospitais e no serviço público, eventos políticos, religiosos, científicos, culturais, artísticos, em empresas de tradução e interpretação, entre outros.

Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios
Esse curso terá 60 vagas, duração de 3 anos. O Curso emitirá duas certificações intermediárias: Desenhista de Construção Civil – ao final do primeiro ano; e Auxiliar Técnico em Construção de Edifícios – ao final do segundo ano.

O Tecnólogo em Construção de Edifícios atua no gerenciamento, planejamento e Execução de obras de edifício. Orienta, fiscaliza e acompanha o desenvolvimento de todas as etapas desse processo, incluindo desde o planejamento e acompanhamento de cronogramas físico-financeiros, até o gerenciamento de resíduos das obras, objetivando, em todas estas etapas, segurança, otimização de recursos e respeito ao meio ambiente. Atua também na restauração e manutenção de edificações, comercialização e logística de materiais de construção.

Superior de Tecnologia em Redes de Computadores
Esse curso terá 60 vagas, duração de 2 anos e meio. O curso emitirá duas certificações intermediárias de “Instalador de Redes de Computadores” e de “Analista de Suporte de Redes de Computadores”.

O Tecnólogo em Redes de Computadores estará habilitado a exercer todas as atividades relacionadas à área de Redes de Computadores, englobando os projetos lógicos e físicos. Sua atuação profissional compreende: projeto, desenvolvimento de aplicativos voltados para redes e WEB, administração e segurança de redes. A atuação deste profissional ocorrerá fundamentalmente em empresas relacionadas à área de tecnologia ou, ainda, que fazem uso de tecnologia no seu dia-a-dia.

Superior de Tecnologia em Geoprocessamento
Esse curso terá 60 vagas, duração de 2 anos e meio.

O curso visa o uso de sistemas computacionais voltados à aquisição, armazenamento, processamento, análise e apresentação de informações sobre o meio físico referenciadas espacialmente. Foca o território de maneira integrada, nele inseridos o meio físico, o humano e o técnico. Incentivar a capacidade empreendedora e a compreensão de processos tecnológicos, seja em suas causas, como em seus efeitos, ressaltando-se a promoção da capacidade de continuar aprendendo e acompanhando as mudanças nas condições de trabalho.
O tecnólogo em geoprocessamento atuará nas áreas de Imagens de satélie, GPS, softwares para mapeamento, e outras como o geomonitoramento ambiental, o mapeamento de recursos naturais, a atualização de bases cadastrais, aplicação de técnicas de planejamento urbano e rural, zoneamentos ambientais, sociais e integrados, bem como políticas públicas, com uma formação científica integral, com responsabilidade social e ambiental.

Superior de Tecnologia da Gestão de Tecnologia da Informação
Esse curso terá 60 vagas, duração de 2 anos e meio. O Curso emitirá duas certificações intermediárias: Coordenação de Aplicações de Tecnologia da Informação – ao final dos três primeiros períodos; e Coordenação de Infra Estrutura em Tecnologia da Informação – ao final do segundo ano. Ao final do curso é emitida a titulação de Gestão em Tecnologia da Informação.

O curso visa formar de profissionais de nível superior na área de Gestão de Tecnologia da Informação (TI), com ênfase no acompanhamento e controle de sistemas de informação informatizados, com capacidade para acompanhar as constantes evoluções do mercado de informática, e, em especial, aos aspectos gerenciais, aos métodos, ferramentas e estilos de gestão de TI.

O trabalho do profissional de TI compreende: planejamento, implantação, acompanhamento, controle, coordenação, administração e manutenção de sistemas informatizados e da infraestrutura que os suporta. A atuação deste profissional ocorrerá em empresas relacionadas à área de tecnologia ou nas que fazem uso da Tecnologia da Informação (TI) no seu dia-a-dia.

CRONOGRAMA:

Vestibular de meio de ano da PUC-Campinas

Inscrições: 1º de junho a 24 de junho de 2009

Prova Específica – para candidatos ao curso de Direito: 3 de julho de 2009 – das 14h às 18h
Prova Geral – para os candidatos de todos os cursos: 4 de julho de 2009 – das 9h às 13h
Divulgação dos resultados: 14 de julho de 2009 pela internet (www.puc-campinas.edu.br) e no Campus I da Universidade (Rodovia Dom Pedro I, km 136, Parque das Universidades)

Matrícula: 16 e 17 de julho de 2009

Serviço:
Informações sobre o processo seletivo para os cursos superiores de tecnologia da PUC-Campinas estão disponíveis no portal www.puc-campinas.edu.br ou pelo e-mail: vestibular@puc-campinas.edu.br. Telefone: 0800-7287822.



Portal Puc-Campinas
28 de maio de 2009