Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

Universidade produzirá mais mil protetores faciais após nova parceria

Empresa fornecerá material usado em viseira de kit confeccionado na PUC-Campinas para hospitais da região

A PUC-Campinas fez uma nova parceria para receber matéria-prima para a produção de protetores faciais para distribuição a hospitais da região de Campinas. Com o apoio da nova empresa, a Sabic, será possível ampliar a produção do equipamento, que está sendo realizada pelos Laboratórios da Universidade em conjunto com a empresa Sethi 3D.
Segundo o Prof. Dr. Marcos Carneiro, diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica, deve ser concluída a produção de 800 protetores da primeira fase. Nessa segunda fase, que começa com o fornecimento de policarbonato pela empresa Sabic, a expectativa é confeccionar mais 1 mil nas próximas semanas. O objetivo é conseguir distribuir nos próximos meses 5 mil máscaras.
A Sabic possui unidade de fabricação de resinas termoplásticas e chapas de policarbonato em Campinas. O material que ela fornecerá combina alta resistência ao impacto com excelente qualidade ótica. É um produto adequado para os visores devido à baixa distorção ótica, que evita desconforto aos usuários. Além disso, pode ser facilmente higienizada com água e sabão neutro e desinfetada com o uso de álcool isopropílico.
A Universidade começou a produzir os protetores faciais em conjunto com a empresa Sethi 3D, após adaptar um projeto do Instituto da Georgia Tech. Utilizando inicialmente um projeto aberto disponibilizado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), a produção estava demorando cerca de duas horas e meia por máscara. Mas com a adaptação feita na PUC-Campinas, utilizando conjuntamente cortadoras a laser e impressoras 3D, o tempo caiu para dois minutos.
A equipe de pesquisadores da PUC-Campinas se disponibilizou para tirar eventuais dúvidas e receber sugestões de melhoria do projeto. O Prof. Dr. César Cordova Quiroz, que desenvolveu o projeto para a cortadora a laser, também colocou o modelo na internet disponível para quem quiser produzir o protetor.
Já foram entregues 544 kits para o Hospital da PUC-Campinas, Clínica Pierro – Hospital Santa Tereza, UPA São José, Unidade Básica de Saúde São Marcos, Hospital Maternidade de Campinas, Hospital Augusto de Oliveira Camargo, Centro de Referência à Saúde do Idoso, Pronto Atendimento Dr. Sérgio Arouca, Hospital Dr. Adib Domingos Jatene, de Sorocaba, Hospital Santa Casa Jesus Maria José, CAISM Unicamp e Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.
O equipamento, além de proporcionar maior segurança aos médicos e enfermeiros, tem prazo de validade maior do que as máscaras utilizadas normalmente. O protetor pode ser reutilizado depois de higienizado de forma adequada.

Marcelo Andriotti
30 de abril de 2020