PUC-Campinas conclui troca de lâmpadas externas nos Campi

Projeto do PEE 2018 da CPFL fez a substituição de todas as luminárias externas dos Campi I e II melhorando a iluminação e reduzindo os custos com energia

Por Sílvia Perez

A PUC-Campinas concluiu o processo de troca da iluminação externa, nos Campi I e II, das antigas lâmpadas de vapor de sódio de 250 watts para luminárias de LED de 60 watts. A iniciativa que visava à melhoria da iluminação da área externa dos Campi, bem como reduzir o valor da conta de energia, atingiu seus objetivos. Este projeto, realizado no âmbito do PEE 2017 da CPFL Paulista, integra a Dimensão Energia do projeto Campi Inteligentes – apresentado na edição de maio de 2017 do Jornal da PUC, com o objetivo de apresentar soluções sustentáveis para problemas enfrentados no cotidiano da instituição.

De acordo com o Diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica, que conduz o projeto junto à Pró-Reitoria de Administração (PROAD), Prof. Dr. Marcos Carneiro da Silva, a expectativa é de uma grande economia. “O projeto aprovado pela CPFL prevê uma redução no consumo de energia nos dois Campi de cerca de R$ 500.000,00 ao ano, isso sem contar os gastos com manutenção, que também devem apresentar significativa diminuição”, explicou.

Programa de Eficiência Energética

Com uma média de circulação diária de quase 30 mil pessoas, nos Campi I e II, não é difícil imaginar que, assim como as cidades que enfrentam problemas na área de mobilidade urbana, energia, geração e coleta de resíduos, entre outros, a Universidade também possui diversas demandas as quais busca enfrentar com soluções mais modernas. E foi justamente por esse motivo que a PUC-Campinas participou, nos anos de 2016 e 2017, do Projeto de Eficiência Energética (PEE) da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), que direciona uma verba da distribuidora para ser aplicada em programas de eficiência energética.

No primeiro projeto, foi realizada a substituição de todas as lâmpadas de tecnologia fluorescente pela de LED dos prédios acadêmicos dos Campi. Ele foi finalizado em setembro de 2017 e, também, melhorou a iluminação de salas de aulas e laboratórios, além de reduzir os custos para a nossa Instituição.

Fonte: Jornal da PUC-Campinas

Silvia Perez de Freitas