Reitor da PUC-Campinas participa de encontro na Prefeitura sobre tecnologia e inovação

Estiveram presentes o Prefeito de Campinas e a Secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, participou de um encontro sobre tecnologia e inovação na manhã de 6 de julho na Prefeitura de Campinas. A reunião abordou o potencial da região em se tornar um polo modelo de inovação no Brasil. O evento contou com a presença do Prefeito Dário Saadi e da Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Zeina Latif.

Também participaram representantes de institutos de ciência, tecnologia e inovação, que fizeram apresentações do ecossistema de inovação de Campinas. O encontro foi o primeiro de quatro eventos que serão promovidos ao longo do mês pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação.

O Reitor fez uma breve apresentação sobre as iniciativas da PUC-Campinas para fomentar e desenvolver pesquisas e projetos voltados para inovação, tecnologia e empreendedorismo. A Universidade tem se destacado na área de inovação e seu investimento em pesquisas foi um dos destaques na avaliação da QS World University Ranking, que incluiu a PUC-Campinas em 2022 na lista das melhores do mundo.

Inicialmente, foram apresentadas três palestras. A primeira foi sobre o ecossistema de inovação de Campinas, pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Newton Frateschi. Na sequência, Mariano Laplane, coordenador do Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDS), mostrou os detalhes do projeto, e a Secretária de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat, explicou o que é o Plano de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS).

Dário Saadi reforçou que a administração está com o canal aberto para as empresas de tecnologia. A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, destacou que Campinas está no centro do desenvolvimento de diversos projetos, como o 5G, e a intenção do encontro foi mostrar para a secretária estadual a potencialidade do setor na cidade.

Zeina Latif afirmou que está em busca de efetividade da ação estatal para que as empresas consigam inovar . “O Governo do Estado tem a missão de consolidar os ecossistemas de inovação. Sabemos que a inovação não é a realidade da maioria das empresas do Brasil, mas temos que ajudá-las a iniciarem seus projetos de tecnologia”, afirmou.

Além dos representantes de institutos e empresas, também participaram do evento o Secretário de Finanças, Aurílio Caiado, e o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Junior.

Marcelo Andriotti
6 de julho de 2022