Reinauguração oficial do prédio da Cúria Metropolitana de Campinas

Foi realizado no dia 7 de junho, a reinauguração oficial do prédio da Cúria Metropolitana de Campinas, com o descerramento de uma placa comemorativa por Dom Airton José dos Santos, Administrador Diocesano de Campinas. A solenidade contou com a presença do Prefeito Municipal de Campinas, Jonas Donizette, de autoridades, padres e funcionários da Cúria.

O prédio da Cúria Metropolitana e do Centro de Pastoral Pio XII foi inaugurado no dia 1º de junho de 1958, nas comemorações dos 50 anos da Diocese e sua elevação à Arquidiocese. Após Concentração Mariana no Estádio da Ponte Preta, o Núncio Apostólico, Dom Armando Lombardi, na companhia de Dom Paulo de Tarso Campos, Arcebispo Metropolitano de Campinas, benzeu o prédio da nova Cúria.

Depois, em reunião do Conselho de Presbíteros, em 1º de abril de 1980, foi constituída uma comissão, formada por Dom Gilberto Pereira Lopes, Pe. Benedito Pessoto e Pe. José Arlindo de Nadai para estudar um sistema de manutenção do Centro Pio XII, visando uma redução de gastos. Assim, de 3 a 8 de março de 1986, todas as instalações da Cúria Metropolitana passaram para o prédio do Centro de Pastoral Pio XII, que centralizou as atividades pastorais, administrativas e jurídicas da Arquidiocese de Campinas, a partir de 10 de março de 1986, com o aluguel do prédio da Av. Aquidaban. Depois, no governo de Dom Bruno, em janeiro 2012, em razão da necessidade de uma grande reforma no prédio do Centro de Pastoral Pio XII, a Chancelaria, o Economato, a Contabilidade, o Tribunal Eclesiástico, a Coordenação de Pastoral e o Setor Imprensa deixaram o Centro de Pastoral Pio XII e iniciaram o atendimento no prédio do Lumen Christi, no Jardim das Paineiras, adquirido pela Arquidiocese das Congregação das Irmãs Cônegas do Santo Sepulcro. Para a reforma do Pio XII, a Arquidiocese de Campinas firmou uma parceria com a Casa Cor Campinas, que revitalizou totalmente o prédio para o maior evento de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas, realizado de outubro a novembro de 2012. Depois do Casa Cor Campinas 2012, o prédio foi novamente entregue à Arquidiocese de Campinas, para retomar as suas atividades. Assim, em janeiro de 2013, passaram a funcionar no Pio XII a Escola de Formação Teológico-Pastoral Imaculada Conceição e o CEMULC – Curso de Extensão de Música Litúrgica –  e, em 5 de setembro de 2013, os estúdios da Rádio Brasil de Campinas foram transferidos para o prédio. Depois, no início do mês de março de 2014, a Coordenação de Pastoral, as Comissões Pastorais, as Equipes e os Movimentos retomaram o atendimento no Centro de Pastoral Pio XII, como fora acordado no início das obras. Finalmente, em janeiro de 2016, o Setor Administrativo, o Setor de RH, o Tribunal Eclesiástico e o Setor Imprensa também retornaram ao prédio do Pio XII. Nesse período de retorno ao Pio XII, também, o prédio da antiga Cúria foi devolvido à Arquidiocese, reformado e, em março de 2017, a Chancelaria, o Setor Administrativo, o Setor de RH e o Arquivo Arquidiocesano voltaram a atender na Av. Aquidaban.

Confira a galeria de fotos: https://www.puc-campinas.edu.br/galeria-de-fotos/reinauguracao-oficial-do-predio-da-curia-metropolitana-de-campinas/

Silvia Perez de Freitas
8 de junho de 2018