SOBRE O CURSO
OBJETIVOS
O curso de Especialização em Gestão de Instituições Educacionais – Públicas, Privadas e do Terceiro Setor em sua estrutura prevê conhecimentos, que subsidiam o desenvolvimento de competências técnicas, tanto quanto o desenvolvimento de um conjunto de habilidades socioemocionais. Assim o curso se diferencia pela possibilidade de os participantes exercitarem o autoconhecimento e autocrítica, o diálogo, práticas para resolução de conflitos, cooperação, colaboração em grupos de trabalho. Essas habilidades certamente contribuem para o exercício profissional com maior autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, para tomada de decisões embasadas na ética, democracia, inclusão, solidariedade e sustentabilidade. Nesse sentido, o curso de especialização proposto busca ampliar a reflexão a respeito de conceitos e práticas fundamentais para a gestão educacional tendo por princípio a democracia e inclusão social, o que inclui o enfrentamento dos desafios presentes na gestão do cotidiano das instituições educacionais, públicas, privadas e do terceiro setor.
O curso está voltado para a formação a partir de quatro eixos vinculados entre si: gestão do direito educacional e políticas públicas em educação; financiamento e recursos educacionais; gestão do cotidiano das instituições educacionais; cultura organizacional, tecnologia, inovação e ensino.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais Graduados atuantes em qualquer área de formação com interesse ou atuação em instituições educacionais (escolas públicas de educação básica, privadas e terceiro setor).
ESTRUTURA CURRICULAR
Bloco 1 – Gestão do Direito Educacional e políticas públicas em Educação | |
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Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
Diretrizes gerais da política e organização da gestão educacional e escolar | 30 |
O direito e a educação: gestão escolar como prática social | 30 |
Gestão democrática: diretrizes gerais | 30 |
TOTAL Bloco 1 | 90 |
Bloco 2 – Financiamento e Recursos Educacionais | |
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Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
Políticas e Programas de financiamento da educação | 30 |
Gestão de recursos financeiros | 30 |
Gestão de projetos educacionais de caráter político, Interdisciplinar e transversal | 30 |
TOTAL Bloco 2 | 90 |
Bloco 3 – Gestão do Cotidiano Escolar | |
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Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
Articulação da gestão pedagógica e administrativa | 30 |
Gestão pedagógica e Avaliação | 30 |
O Projeto Político Pedagógico | 30 |
TOTAL Bloco 3 | 90 |
Bloco 4 – Cultura Organizacional, Tecnologia, Inovação e Ensino | |
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Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
Comunidade participativa e colaborativa como cultura escolar | 30 |
Planejamento estratégico para mudança da escola | 30 |
Projetos educacionais, metodologias ativas e Tecnologias na Educação | 30 |
TOTAL Bloco 4 | 90 |
A duração do curso é de 12 meses
PROCESSO SELETIVO
Análise da documentação apresentada;
ATENÇÃO: Procedimento para confirmação da inscrição:
A inscrição será validada apenas e tão somente por ocasião do upload de todos os documentos obrigatórios. Após o preenchimento e envio do Formulário de Inscrição on-line no Portal da PUC-Campinas.
Inscrição: fluxo contínuo
Matrícula: 05 a 08 de abril de 2024
Matrícula fora de prazo: entrar em contato (19) 97136-1803 – Whatsapp
Início das aulas: a partir de 22 de abril de 2024
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Cópia do Diploma de Graduação (reconhecido pelo MEC): Licenciatura/Bacharelado
Cópias do RG e CPF.
No caso de dúvidas entrar em contato no e-mail hjs.secretaria@puc-campinas.edu.br.
IMPORTANTE: No caso de ser o(a) inscrito(a), colaborador de EMPRESAS CONVENIADAS com a PUC-Campinas (por meio de acordo firmado), para que a concessão do desconto possa ser concedida, deverá ser feita a comprovação do vínculo existente entre o colaborador e a empresa conveniada com a PUC-Campinas. Em assim sendo, esta comprovação deverá ser feita mediante a entrega, impreterivelmente, no ato da matrícula, de cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – juntamente com a apresentação do documento original, somente para fins de simples conferência – a fim de se comprovar a condição estabelecida para que o desconto seja processado. Por fim, no caso de servidores públicos deverá ser apresentado o comprovante deste vínculo junto à sua Instituição.
INVESTIMENTO
A escolha do plano de pagamento é realizada no ato da matrícula e assinatura do contrato. Atentamos que o plano de pagamento não poderá ser alterado após assinatura do contrato.
24 parcelas de R$ 524,00
12 parcelas de R$ 931,00
R$ 10.055,00 (à vista, com desconto)
Valores válidos para 2024
Até 12 parcelas (por boleto e cartão de crédito)
Acima de 12 parcelas (apenas por boleto)
DESCONTOS
Desconto de 5% a 10% (cinco a dez por cento) na mensalidade para funcionários de empresas conveniadas com a PUC-Campinas (MEDIANTE ACORDO FIRMADO), a ser concedido, impreterivelmente, no ato da matrícula. Os requisitos para o desconto/empresa devem ser consultados diretamente no Escritório de Relações Corporativas (rc@puc-campinas.edu.br).
Desconto de 15% (quinze por cento) na mensalidade para Ex-Aluno da PUC-Campinas, que nela tenha concluído curso de Graduação ou Pós-Graduação, sem pendências financeiras com a Instituição.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
1) No caso do desconto assegurado aos funcionários de empresas conveniadas com a PUC-Campinas e, também, ser o beneficiário Ex-Aluno da Instituição, os descontos não serão cumulativos, por consequente, vigorará o maior benefício. Destaca-se que a verificação será feita, via sistema, com base no número de CPF do beneficiário;
2) O desconto de 15% (quinze por cento) para Ex-Aluno da PUC-Campinas, será concedido, somente, nos casos em que não houver pendências financeiras com a Instituição.
QUADRO DE NORMAS
1. A inscrição somente será concretizada após realizar o ‘upload’ da documentação exigida, conforme prazos estipulados em cada curso;
2. A formação de turmas está condicionada a um número mínimo de alunos efetivamente matriculados;
3. A PUC-Campinas não se obriga ao oferecimento deste curso para novas turmas;
4 . A matrícula será concretizada a partir da apresentação da documentação exigida conforme prazos estipulados em cada curso;
5. Ter ciência de que, para poder usufruir dos serviços da experiência de aprendizagem, precisará ter acesso a um computador com conexão à internet, cujos requisitos mínimos de configuração exigidos para a visualização das aulas online encontram-se descritos no site e no contrato de prestação de serviços educacionais;
6. A PUC-Campinas não oferece vagas de estágio na Pós-Graduação.
Este Curso Especialização cumpre as disposições da Resolução CNE/CES nº 1, de 06 de abril de 2018 do Ministério da Educação.
CONTATO
Gestão de Instituições Educacionais – Públicas, Privadas e do Terceiro Setor
- Modalidade a distância
- Experiência e vivência digitais
- Aulas síncronas e assíncronas
- Apoio personalizado
- Acesso no dispositivo móvel e na TV
- Certificado PUC-Campinas
Gestão de Instituições Educacionais – Públicas, Privadas e do Terceiro Setor
- Modalidade a distância
- Experiência e vivência digitais
- Aulas síncronas e assíncronas
- Apoio personalizado
- Acesso no dispositivo móvel e na TV
- Certificado PUC-Campinas