Celebração de posse será realizada no dia 15, domingo, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

A posse de Dom Airton José dos Santos como Arcebispo Metropolitano de Campinas, define, também, o novo Grão-Chanceler da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, função exercida pelo Arcebispo, de acordo com o Estatuto da PUC-Campinas

Membro mais importante da estrutura organizacional da Universidade, o Grão-Chanceler reúne competência para escolher e nomear reitores e pró-reitores, bem como deliberar, junto com a alta administração universitária, a indicação e designação de cargos administrativos de confiança.

Mas é no plano eclesiástico que o cargo de Grão-Chanceler mais se destaca, zelando pelo respeito e fidelidade à mensagem cristã que representa a própria identidade das Universidades Católicas, como é o caso da PUC-Campinas.

No cumprimento dessa missão de zelo e cuidado com a mensagem cristã, o Grão-Chanceler representa uma voz presente e respeitada na própria comunidade acadêmica e nos demais setores da sociedade, pronunciando-se em nome da Universidade.

Ao tornar-se Grão-Chanceler da PUC-Campinas, Dom Airton passa a representar a maior Universidade particular do interior do Estado de São Paulo, que reúne mais de meia centena de Cursos, funcionando em três campi, nos quais uma população acadêmica próxima de 20 mil pessoas, entre professores, alunos e funcionários, desenvolvem atividades de pesquisa, extensão e ensino superior. Além disso, fiel à sua identidade católica, a PUC-Campinas atua fortemente junto à comunidade, seja na concessão de um significativo volume de bolsas de estudo, seja na área da saúde, com o atendimento pelo Serviço Unificado de Saúde – SUS, realizado no Hospital Universitário Celso Pierro.

Como Grão-Chanceler, Dom Airton integra-se, também, aos segmentos mais importantes e vitais da organização social da Região Metropolitana de Campinas, na medida em que muitas funções de relevância política, econômica, cultural e social são exercidas por professores e ex-alunos da PUC-Campinas. Esse relacionamento certamente vai contribuir para agilizar e consolidar a inserção de Dom Airton na comunidade que assume como Arcebispo. “A posse é um momento significativo para a Arquidiocese, porque ratifica a nomeação feita pelo Santo Padre. Marca o início do Ministério Episcopal e dá continuidade das atividades da Arquidiocese. É uma alegria pertencer a uma Universidade do porte da PUC-Campinas, competente na área educacional. A Universidade deve ser o diferencial da formação da consciência do cidadão, que passe valores fundamentais que mantém a caminhada histórica da Universidade”, afirmou o Arcebispo.

Na última quarta-feira, 11 de abril, ainda na condição de Arcebispo nomeado, Dom Airton esteve na Universidade, mantendo uma reunião de apresentação com a Reitora, Professora Doutora Angela de Mendonça Engelbrecht e demais integrantes da alta administração da PUC-Campinas e da entidade mantenedora, Sociedade Campineira para a Educação e Instrução (SCEI). “O Grão-Chanceler representa o Pastor que orienta a comunidade acadêmica na consolidação do ideário cristão que serve de referência para as atividades dos alunos, professores e funcionários da Pontifícia Universidade católica de Campinas”, disse a Reitora.

Evento: Posse Arcebispo Metropolitano
Data: 15/04 (domingo) Horário: 10h
Local: Igreja Nossa Senhora Auxiliadora (Colégio Liceu Salesiano)
Endereço: Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330