A Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas oferece uma nova proposta de atividades de ensino voltadas ao atendimento à população idosa. Ela leva em consideração um novo perfil do idoso na sociedade brasileira, com mais autonomia, disposição para aprender para o resto da vida e expectativas de vivências com outras gerações.

A nova Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas continuará oferecendo um módulo essencial, exclusivo e específico para pessoas deste segmento. Como complemento serão oferecidos Cursos de Extensão também abertos às pessoas da Terceira Idade ou de outros segmentos etários, que queiram fazer apenas um curso.

Nesta nova etapa os Cursos de Extensão a serem oferecidos: Sentido Existencial, Literatura e Cultura, Filosofia e Cidadania, Meio Ambiente e Saúde: Impactos na Maturidade, Empreendedorismo Social, Campinas e seu Patrimônio Histórico-Cultural e Arquitetônico, Memória e Vida, Mente, Cérebro e Envelhecimento, Alimentação e Nutrição e A Arte e a Técnica de Fotografar na 3ª Idade (Fotografia Digital).

Segundo a Coordenadora da Universidade da Terceira Idade, Profa. Dra. Jeanete Liasch Martins de Sá, com o novo modelo da Universidade da Terceira Idade, estes cursos também poderão ser frequentados por pessoas com interesses específicos, sem precisar matricular-se e cursá-lo em sua totalidade. “A possibilidade de escolher os Cursos de Extensão para complementar a grade pessoal e a de participar destas atividades em grupos multigeracionais tornarão o Curso de Extensão Universidade da Terceira Idade mais dinâmico e estimulante”, explica a docente.

As matrículas acontecem a partir de dezembro pelo Portal (//www.puc-campinas.edu.br) e no mês de fevereiro de forma presencial. As aulas ocorrerão no Campus Central, localizado na Rua Marechal Deodoro, n° 1099, no Centro de Campinas.

História

A Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas foi organizada em agosto de 1990, pela Faculdade de Serviço Social e tem entre os objetivos permitir às pessoas de meia idade e da terceira idade o acesso à Universidade, além de estimular a reinserção social dos alunos, garantindo seu espaço, desde as relações sociais mais próximas até o exercício pleno da cidadania.

Os professores que ministram as aulas são das mais diferentes formações. As áreas em que eles se especializam variam de social, psicológica, econômica, médica, teológica, legal, filosófica, cultural, entre outras.

O objetivo da Universidade da Terceira Idade é permitir às pessoas de meia idade e da 3ª idade o acesso à Universidade, para, na perspectiva da educação permanente, participarem de atividades educativas, sócio-culturais, organizativas, intergeracionais e de ação comunitária; estimular a reinserção social dos alunos, garantindo seu espaço, desde as relações sociais mais próximas até o exercício pleno da cidadania; constituir-se numa oportunidade de consolidação dos objetivos sociais da PUC-Campinas enquanto Universidade Comunitária, através de um trabalho de extensão, que vincula a educação acadêmica à educação popular.

Para mais informações no Portal da Universidade //www.puc-campinas.edu.br

Universidade da Terceira Idade – PUC-Campinas