Atender às necessidades de revisão curricular também apontadas pelo corpo docente e alunos, responder às demandas sociais, se adequar às mudanças do perfil do egresso e das Diretrizes Curriculares Nacionais. Essas são, de acordo com o pró-reitor de Graduação da PUC-Campinas, Germano Rigacci Júnior, os principais motivos da reformulação pedagógica de dez faculdades da Universidade. “Nossa preocupação é oferecer uma formação por meio de um currículo (disciplinas práticas e teóricas, estágios, Trabalhos de Conclusão de Curso, Práticas de Formação, etc.) voltado para o perfil do egresso e sintonizado com as exigências do mundo contemporâneo, sob a orientação da missão institucional, sustentada nos valores ético-cristãos”, explicou o pró-reitor.

Leia abaixo as principais novidades.

Sistemas de informação: novas tecnologias
Pioneiro no Brasil (fundado em 1973), o curso de Análises de Sistemas da PUC-Campinas, que a partir deste semestre passa a se chamar Sistemas de Informação, já passou por outras quatro mudanças curriculares para se adaptar aos avanços tecnológicos comuns desta área. Segundo o diretor da faculdade, José Estevão Picarelli, a principal mudança ocorre nas disciplinas de programação de computadores, que incorporaram novas tecnologias. Outra novidade é que, a partir deste ano, as horas em que os alunos se dedicam ao estudo de certas disciplinas, fora do horário de aula, irão constar no histórico escolar como Atividades Autônomas Orientadas. “As disciplinas relacionadas à programação, projeto e ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) exigem uma dedicação extra-aula que antes não era reconhecida” explicou o diretor.

Biblioteconomia: de olho no mercado de trabalho
O curso de Biblioteconomia volta a ser oferecido este ano com uma grade curricular reformulada, com disciplinas que focam em tecnologia da informação. Para as turmas de primeiro ano, incluem-se as disciplinas: Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa, com o objetivo de melhorar a expressão oral e escrita, e Estudos Dirigidos em Biblioteconomia e Ciência da Informação, que insere o aluno na vida universitária e desenvolve atividades voltadas à organização dos estudos no campo da Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. A diretora da faculdade, Mariângela Pisoni Zanaga, disse que a reformulação quer ir além do âmbito acadêmico. “A idéia é melhorar a formação e, principalmente, facilitar a atuação dos futuros profissionais no mercado de trabalho.” Para isso, criou-se também a Consultoria em Serviços de Informação, para os alunos desenvolverem trabalhos autônomos. O curso também ganhou mais espaço e um laboratório com melhor infra-estrutura para atender às necessidades das disciplinas.

Matemática: ênfase em informática educativa
O curso, que é de Licenciatura em Matemática, ganhou quatro disciplinas sobre informática e passa a ter ênfase em informática educativa. “Nós queríamos atualizar o curso, afinal, informática faz parte do dia a dia e não dá mais para imaginar um professor de matemática sem isso”, explicou a diretora do curso, Eliana das Neves Areas. Os alunos já podem notar, além da nova grade, uma postura voltada às novas tecnologias pelas demais disciplinas, o que garante mais espaço no mercado de trabalho para os futuros matemáticos.

Psicologia: Formação contextualizada
Foram inseridas, no ano passado, novas disciplinas no currículo dos estudantes. Outra novidade é que as horas de estágio obrigatório aumentaram. O aluno deve optar por complementar seu estágio entre as áreas de Saúde/Clínica, Trabalho/Organizações e Educação/Escola. Segundo a diretora da faculdade, Helena Prebianchi, o psicólogo formado pela PUC-Campinas terá uma formação totalmente sólida, afinada com as Diretrizes Curriculares e contextualizada na realidade da região graças à tradição de serviços prestados à comunidade durante o andamento do curso.

Filosofia: ênfase em ética
O curso de Filosofia do período noturno passa a ser de Licenciatura.

3 de abril de 2008