Em homenagem ao Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, a PUC-Campinas realiza, entre os dias 20 e 25 deste mês, a Semana Acadêmica. Pela primeira vez, a semana vai integrar os três pilares da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. A palestra de abertura será ministrada pelo professor doutor Mario Sérgio Cortella, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com o tema “O Ensino Superior na Universidade Católica no Brasil”. A palestra ocorre no dia 20, das 19h às 22h, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I.

Quatro eventos estão programados para esse período: o XIII Encontro de Iniciação Científica, o Encontro Anual de Extensão, o II Encontro de Licenciatura e a IV Mostra de Projetos de Práticas de Ensino e Estágios Supervisionados. A programação completa você encontra no site da PUC-Campinas (www.puc-campinas.edu.br).

XIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O XIII Encontro de Iniciação Científica (IC) ocorre nos dias 21 e 22, com uma série de atividades, no Campus I e no Campus II, como mostra de pôsteres, minicursos e mesas redondas. O evento é coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

“Na Iniciação Científica, o aluno recebe de um professor doutor, durante um ano, um treinamento na área da pesquisa e convive diretamente com os pesquisadores do seu grupo”, disse o coordenador de Iniciação Científica (IC) da PUC-Campinas, Alexandre de Assis Mota. “Além disso, é uma atividade que é vista com bons olhos por programas de pós-graduação, aumentando bastante as chances de admissão em cursos de mestrado e doutorado”, completou.

Na PUC-Campinas, todos os alunos de IC recebem bolsas para o desenvolvimento de suas atividades, que devem estar ligadas à pesquisa de um professor orientador. Atualmente, essas bolsas são financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Reitoria da PUC-Campinas e por outras agências de fomento à pesquisa, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A Universidade conta com 235 alunos e 105 docentes envolvidos em atividades de IC. Há 235 planos de trabalhos de IC em andamento.

ENCONTRO ANUAL DE EXTENSÃO, II SIMPÓSSIO DE PROFESSORES EXTENSIONISTAS, II MOSTRA DE INICIAÇÃO À EXTENSÃO E II FESTIVAL DE ARTE INCLUSIVA ALBERTINA BRASIL

Também nos dias 23 e 24 ocorre o Encontro Anual de Extensão, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. Os Programas de Extensão são atividades desenvolvidas pela Universidade com o objetivo de interagir diretamente com a sociedade. No primeiro semestre deste ano, por exemplo, os professores Reginaldo Moreira, da Faculdade de Jornalismo, e Luiz Arlindo Feriani Filho, da Faculdade de Direito, uniram seus projetos e realizaram um vídeo educativo sobre o Juizado Especial Civil (JEC), que tem como objetivo auxiliar a população em pequenas causas.

O vídeo de 30 minutos, produzido e apresentado pelo grupo da Oficina de TV da 3ª Idade, sob a orientação do professor Moreira, é exibido para quem está na fila de espera do JEC. Por meio dele, são passadas informações sobre quem e quais casos podem se atendidos pelo Juizado. A Faculdade de Direito colaborou na produção do conteúdo. “O objetivo do vídeo é mostrar as etapas de todo o processo que envolve a audiência para tranqüilizar e esclarecer as dúvidas dos usuários do Juizado Especial Civil. Assim, visamos incentivar o acordo entre as partes envolvidas em cada processo”, concluiu o professor Feriani Filho.

II ENCONTRO DE LICENCIATURA E MOSTRA DE TRÁTICAS DE ENSINO E ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS

O II Encontro de Licenciatura, que ocorre nos dias 24 e 25, no Campus I, vai debater “A formação de professores na PUC-Campinas e os desafios contemporâneos: interdisciplinaridade e tecnologias educacionais”. A Universidade tem, hoje, cerca de 2,5 mil alunos nos cursos de Licenciatura (Artes Visuais, Ciências Biológicas, Matemática, Ciências Sociais, História, Geografia, Filosofia, Letras, Educação Física e Pedagogia). Nos últimos dez anos, a PUC-Campinas formou cerca de 7 mil professores.

Mostra de Projetos de Práticas de Ensino e Estágios Supervisionados
A IV Mostra de Projetos de Práticas de Ensino e Estágios Supervisionados ocorre junto com o II Encontro de Licenciatura. As Práticas de Ensino estão vinculadas a disciplinas de natureza pedagógica ou de conteúdo específicos das áreas de formação, e podem ser desenvolvidas como pesquisa e desenvolvimento de recursos de ensino. Para elas, os alunos devem dedicar 400 horas no decorrer do curso. Atualmente, a PUC-Campinas possui cerca de 2 mil estagiários supervisionados.

Portal Puc-Campinas
17 de outubro de 2008