Ocorre na PUC-Campinas, de 1º a 3 de agosto, o I Congresso Latino-americano de Filosofia da Educação com o tema: “Identidade e diferença da Filosofia da Educação na América Latina”.

A abertura oficial do Congresso será no dia 1º, às 8h45, no Auditório Dom Gilberto, Campus I, com a presença do professor titular de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP, Antônio Joaquim Severino, que abordará a questão do panorama da Filosofia da Educação na América Latina.

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas e membro do Comitê Organizador, Samuel Mendonça, a realização do Congresso simboliza a necessidade de aproximação de diferentes correntes de filosofia da educação na busca da fundamentação e qualificação da educação na América Latina: “A temática identidade e diferença da filosofia da educação na América Latina revela o esforço dos organizadores em promover o necessário diálogo entre diferentes perspectivas na busca do aprimoramento da educação em nossos países”, explicou o docente.

Serão apresentados cerca de 180 trabalhos de diversos países e de todas as regiões do Brasil. Estão confirmadas as presenças de autores dos USA, Portugal, Espanha e diversos países da América Latina. Muitos pesquisadores da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) participarão do evento. Todos os trabalhos serão direcionados por sete eixos temáticos: Fundamentos da Educação, Método e Pesquisa em Educação, Política e Educação, Ensino de Filosofia, Democracia e Educação, Filosofia e Educação na América Latina e Teorias da Educação.

O evento tem a organização do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUC-Campinas e Associação Latino-americana de Filosofia da Educação (ALFE), o apoio institucional do Departamento de Filosofia, História e Educação (DEFHE) da Faculdade de Educação da Unicamp, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além do financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

O palestrante – Antônio Joaquim Severino

Licenciado e mestre em Filosofia pela Univ Cat de Louvain, Bélgica, em 1964. Doutor em Filosofia, pela PUCSP, com tese sobre o personalismo de Em. Mounier, em 1972. Fez concurso de Livre Docência e de Titularidade em Filosofia da Educação, na USP.

Evento: I Congresso Latino-americano de Filosofia da Educação

Data: de 1º a 3 de agosto Local: Auditório Dom Gilberto – Campus I da PUC-Campinas.

Endereço: Rodovia D. Pedro I, km 136 -Parque das Universidades – Campinas

Informações da programação em: www.alfe-filosofiadelaeducacion.org

29 de julho de 2011