No dia 28 de agosto (sábado), a PUC-Campinas realizará os Jogos Estaduais de Verão da Special Olympics. As atividades, voltadas para atletas com deficiência intelectual, acontecerão no espaço da Faculdade de Educação Física, das 8h30 às 17h. O evento contará com a organização de 150 alunos e 10 professores. Os 330 atletas participantes poderão competir em quatro modalidades esportivas: atletismo, futebol, natação e tênis.

Os atletas também serão avaliados pelo Programa Saúde do Atleta, que conta com os profissionais das áreas de odontologia, medicina, nutrição, enfermagem, educação física, fisioterapia, ortopedia e oftalmologia.

O movimento Special Olympics começou no final da década de 60, depois que a americana Eunice Kennedy Shriver realizou um acampamento para pessoas com deficiência intelectual, no qual pode perceber que eles possuíam mais habilidades esportivas do que se imaginava. A Special Olympics International realizou os primeiros Jogos, em 1968, e, agora, a PUC-Campinas será sede das atividades esportivas.

O objetivo dessa organização é integrar as pessoas com deficiência intelectual na sociedade e oferecer a eles a oportunidade de mostrar que são cidadãos úteis e produtivos. Hoje o movimento conta com mais de 200 programas credenciados, que oferecem treinamentos e competições esportivas durante todo o ano para mais de 1,3 milhões de deficientes intelectuais.

Amanda Artioli
amanda.artioli@puc-campinas.edu.br