A PUC-Campinas recebe nos dias 6 e 7 de maio de 2015 o Colóquio A identidade da Universidade Católica: em comemoração aos 25 anos da Constituição Apostólica “Ex Corde Ecclesiae”, que contará com a presença do Prefeito da Congregação para a Educação Católica, sua Eminência Reverendíssima Cardeal Zenon Grocholewski.

A Constituição Apostólica “Ex Corde Ecclesiae”, promulgada pelo Papa João Paulo II em 15 de agosto de 1990, orienta as Universidades Católicas na perspectiva doutrinal e, ao mesmo tempo, pastoral. A Constituição é uma reflexão sobre a importância histórica e atual das Universidades Católicas, a partir de sua identidade e de sua missão de serviço à sociedade, principalmente no diálogo entre fé e ciência, fé e cultura. Deste modo, a Constituição conduz, através de normas gerais, a atuação das Universidades Católicas na sociedade contemporânea.

O evento é organizado pelo Núcleo de Fé e Cultura da Universidade e será realizado no Auditório Dom Gilberto, no Campus I (Rodovia Dom Pedro I km, 136, Parque das Universidades), da PUC-Campinas.

A participação é aberta ao público e as inscrições para podem ser feitas até o dia 4 de maio de 2015, pelo site da Universidade. A emissão de certificados de participação será realizada mediante a inscrição e participação no evento.

O Cardeal Zenon Grocholewski foi designado, em novembro de 1999, pelo Papa João Paulo II, Prefeito da Congregação para a Educação Católica – cargo equivalente ao de ministro da Educação em um governo civil -, responsável pela supervisão, em todas as dioceses no mundo, dos seminários, casas de formação de religiosos e institutos seculares, universidades, faculdades, institutos e escolas de estudos eclesiásticos e civis que sejam ligadas à Igreja.

Confira a programação:

9h às 12h
Abertura

Conferência “A identidade da Universidade Católica à luz da Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae” – Cardeal Zenon Grocholewski.

15h às 18h
Mesa-Redonda “Educação e Ciência na Universidade Católica” – Prof. Dr. Érico João Hammes (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) / Prof. Dr. Artur José Renda Vitorino (Pontifícia Universidade Católica de Campinas).

19h30 às 22h
Mesa-Redonda “A Pesquisa na Universidade Católica em articulação com o Ensino e a Extensão” – Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira (Universidade Católica de Pernambuco) / Profa. Dra. Sueli do Carmo Bettine (Pontifícia Universidade Católica de Campinas).

9h às 12 h

Mesa-Redonda: “A Relação entre Fé e Ciência na Universidade Católica” – Prof. Dr.Rogério Miranda de Almeida (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) / Prof. Dr. Pe. Paulo Sérgio Lopes Gonçalves (Pontifícia Universidade Católica de Campinas).

15h às 17h
Conferência “A Presença da Teologia e da Filosofia na Universidade Católica” – Cardeal Zenon Grocholewski.

17h às 18h

4 de maio de 2015