Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

As faculdades de Nutrição e Educação Física da PUC-Campinas realizam nesta sexta-feira, das 8h às 18h, o evento Jornada de Nutrição e Treinamento Esportivo: Atualização Teórico-Prática, que reunirá dois dos principais especialistas sobre os dois temas em Campinas : Paulo Roberto de Oliveira (professor de Educação Física da Unicamp) e Marta Cecília Alves Rochelle (nutricionista especializadas em esportes e atividade física).

O evento, que será realizado no Auditório Dom Gilberto, Campus I (Rodovia D. Pedro I, Km 136, Parque das Universidades), integra a uma série de ciclos de palestras temáticas organizadas pela Coordenadoria de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade.

Pela manhã, das 8h às 9h30, o professor Paulo Oliveira falará sobre treinamento esportivo, abordando os sistemas de preparação e classificação dos esportes. Em seguida, das 9h45 às 12h30, a nutricionista Marta Rochelle falará sobre a importância da nutrição no desempenho esportivo e na saúde. Sobre os riscos da carência nutricional nos esporte de competição. E sobre as necessidades e recomendações nutricionais para desportistas e atletas, especificando os gastos calóricos e necessidades dos diferentes nutrientes.

No período da tarde, das 14h às 15h, Paulo Oliveira falará sobre as pecualidades de cada esporte e seus modelos de preparação. Em seguida, Marta Rochelle abordará a organização e planejamento das dietas de atletas em diferentes fases: treinamento, pré-competição e recuperação nos diferentes tipos de esportes. Falará também sobre avaliação da composição corporal e do estado nutricional dos atletas, avaliação antropomética, suas técnicas e protocolos básicos e, por fim, sobre a abordagem sintética dos suplementos nutricionais: tipos, prós e contras nas prescrições dietéticas.

A jornada é gratuita e especialmente dirigida a alunos do último dos cursos de Educação Física e Nutrição, profissionais das duas áreas que atuam em academias, centros de treinamento e clubes profissionais. A confirmação das inscrições por e-mail (cesp@puc-campinas.edu.br) ou pelos telefones (19) 3756-7025 e 3756-7667 devem ser feitas até amanhã, 18/10, às 18h. Havendo vagas, também podem ser confirmadas no próprio local do evento, nas sexta-feira pela manhã.



Portal Puc-Campinas
18 de outubro de 2006