puc_0092_16a-e-banners-800x516px

No dia 27 de outubro, no Campus I. A entrada é gratuita

A PUC-Campinas, por meio do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC), promove o evento “Memória Empresarial – Uma abordagem interdisciplinar”, no dia 27 de outubro de 2016, às 19h20, no Auditório Cardeal Agnelo Rossi, localizado no Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) – Campus I – Rodovia Dom Pedro I, Km 136, Parque das Universidades – Campinas/SP.

A atividade reunirá alunos, professores e convidados para apresentar uma visão interdisciplinar das diversas áreas profissionais envolvidas na criação, desenvolvimento, operação e gestão dos produtos, serviços nas atividades destinadas ao resgate, preservação e manutenção de acervos pessoais e organizacionais, inseridas no contexto da Memória Empresarial.

A memória empresarial surgiu de forma incipiente no Brasil nos anos de 1960, como um movimento dentro das Universidades. Nas décadas seguintes começou a ganhar espaço no mundo corporativo, em geral relacionada à produção de obras institucionais. Aos poucos surgiram novos métodos e aplicações para a memória empresarial, não apenas como forma eficaz de apresentar a tradição do empreendimento, mas como elemento importante para compor análises de contexto e de riscos.

Para que a memória empresarial deixasse de ser tema exclusivo dos momentos de celebração, entretanto, precisou englobar também a gestão do patrimônio informativo das organizações. Aliou a boa historiografia aos conceitos e métodos das ciências da informação e das tecnologias de comunicação, hoje essenciais para organizar e disponibilizar os registros que refletem a trajetória de um empreendimento e que são fontes para a análise histórica.

A partir dos anos 2000 a memória empresarial consolidou-se como ferramenta que fornece suporte à gestão de comunicação e de relacionamento com stakeholders, dando novo sentido aos princípios da sustentabilidade: a chamada “responsabilidade histórica”.

A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Confira a Programação:

1ª Mesa – O Centro de Memória Votorantim – Conceitos e aplicação

Memória empresarial – novos caminhos em velhas trilhas

Flávia Borges Pereira – Historiadora – Diretora da Empresa Tempo e Memória

O Centro de Memória Votorantim

Tania Lima Ribeiro – Historiadora e Jornalista – Gestora do Centro de Memória Votorantim

2ª Mesa – O espaço profissional

Memória empresarial – uma abordagem interdisciplinar

Cecília Machado – Historiadora e Museóloga – Coordenadora do Curso de Museologia do Centro Paula Souza

Edmundo Leite – Jornalista – Coordenador do Acervo Estadão

Sara Sousa – Bibliotecária – Coordenadora do Centro de Documentação e Memória GOL

Mais informações e inscrições CLIQUE AQUI