Facebook
Central de
Atendimento
ao Aluno
Facebook
121496
Facebook
Twitter
7121
Twitter
Linkedin
8425
Linkedin
puc_0092_16a-e-banners-800x516px

No dia 27 de outubro, no Campus I. A entrada é gratuita

A PUC-Campinas, por meio do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC), promove o evento “Memória Empresarial – Uma abordagem interdisciplinar”, no dia 27 de outubro de 2016, às 19h20, no Auditório Cardeal Agnelo Rossi, localizado no Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) – Campus I – Rodovia Dom Pedro I, Km 136, Parque das Universidades – Campinas/SP.

A atividade reunirá alunos, professores e convidados para apresentar uma visão interdisciplinar das diversas áreas profissionais envolvidas na criação, desenvolvimento, operação e gestão dos produtos, serviços nas atividades destinadas ao resgate, preservação e manutenção de acervos pessoais e organizacionais, inseridas no contexto da Memória Empresarial.

A memória empresarial surgiu de forma incipiente no Brasil nos anos de 1960, como um movimento dentro das Universidades. Nas décadas seguintes começou a ganhar espaço no mundo corporativo, em geral relacionada à produção de obras institucionais. Aos poucos surgiram novos métodos e aplicações para a memória empresarial, não apenas como forma eficaz de apresentar a tradição do empreendimento, mas como elemento importante para compor análises de contexto e de riscos.

Para que a memória empresarial deixasse de ser tema exclusivo dos momentos de celebração, entretanto, precisou englobar também a gestão do patrimônio informativo das organizações. Aliou a boa historiografia aos conceitos e métodos das ciências da informação e das tecnologias de comunicação, hoje essenciais para organizar e disponibilizar os registros que refletem a trajetória de um empreendimento e que são fontes para a análise histórica.

A partir dos anos 2000 a memória empresarial consolidou-se como ferramenta que fornece suporte à gestão de comunicação e de relacionamento com stakeholders, dando novo sentido aos princípios da sustentabilidade: a chamada “responsabilidade histórica”.

A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Confira a Programação:

1ª Mesa – O Centro de Memória Votorantim – Conceitos e aplicação

Memória empresarial – novos caminhos em velhas trilhas

Flávia Borges Pereira – Historiadora – Diretora da Empresa Tempo e Memória

O Centro de Memória Votorantim

Tania Lima Ribeiro – Historiadora e Jornalista – Gestora do Centro de Memória Votorantim

2ª Mesa – O espaço profissional

Memória empresarial – uma abordagem interdisciplinar 

Cecília Machado – Historiadora e Museóloga – Coordenadora do Curso de Museologia do Centro Paula Souza

Edmundo Leite – Jornalista – Coordenador do Acervo Estadão

Sara Sousa – Bibliotecária – Coordenadora do Centro de Documentação e Memória GOL

 Mais informações e inscrições CLIQUE AQUI

 


Pesquisar

Categoria (s)

Veja também

Universidad Católica de Santo Toribio de Mogrovejo

Fundación Universitaria Luis Amigó

Universidad de San Buenaventura

Università degli Studi di Roma Tor Vergata

Università degli Studi di Cagliari