A PUC-Campinas reunirá alunos, ex-alunos, docentes, funcionários e toda a comunidade no Teatro Municipal “José de Castro Mendes”, em Campinas/SP, no dia 08 de abril, às 19h30, na comemoração dos 75 anos de sua fundação para um concerto da Orquestra Sinfônica de Campinas e exposição de fotos históricas da Universidade promovida pelo Museu Universitário.

O Programa terá obras de W.A. Mozart (1756-1791) e solo da premiada pianista Erika Ribeiro, conhecida pela elegância, inteligência e sutileza de suas interpretações e considerada uma das artistas mais expressivas de sua geração. Sua musicalidade singular e versatilidade combinam em sua carreira trabalhos como solista, recitalista e camerista.

Os interessados deverão retirar um voucher nas Secretarias Acadêmicas de cada Centro da Universidade – Centro de Linguagem e Comunicação (CLC), Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia (CEATEC), Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA), Centro de Economia e Administração (CEA) e Centro de Ciências da Vida (CCV), nos Campi I e II.

O voucher deverá ser trocado pelo ingresso, mediante 1 kg de alimento não perecível (exceto açúcar e sal), impreterivelmente 1 hora antes do espetáculo, na bilheteria do Teatro.

As vagas são limitadas. Inscrições pelo Portal da Universidade.

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas foi a primeira instituição do gênero a surgir em uma cidade brasileira fora de capital de Estado. Documentos de 1929 vieram à tona em outubro de 2014, e comprovam que a Sinfônica de Campinas foi criada, formalmente, em 06 de outubro daquele ano, como Associação Symphonica Campineira.

Esses dados comprovam que a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas é uma das mais antigas do País em atividade, se não a mais antiga. Em 1975, passa a ser mantida pela Prefeitura de Campinas, quando foi consolidada na estrutura que perdura até os dias atuais.

Atualmente, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas tem como diretor administrativo o compositor e arranjador Rodrigo Morte e como diretor artístico e regente titular, Victor Hugo Toro.

A temporada 2016 consolida a trajetória da Sinfônica como principal aparato cultural de Campinas e região, com uma sólida programação de concertos oficiais, concertos didáticos e concertos populares nas mais variadas regiões da cidade. Mais uma vez, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas recebe grandes regentes e prestigiados solistas da cena erudita brasileira e internacional.

Programa:
W. A. Mozart (1756-1791)
Der Schauspieldirektor, K.486 (O empresário teatral), Abertura
Concerto para piano n° 20, K.466
Sinfonia No.40, K.550, Sol menor
Orquestra Sinfônica de Campinas:
Victor Hugo Toro, regência
Erika Ribeiro, piano

Serviço:
PUC-Campinas 75 anos – Concerto Comemorativo com a Orquestra Sinfônica de Campinas
Data: 08 de abril de 2016
Local: Teatro Castro Mendes