Campinas é uma das primeiras cidades no mundo a instituir o Dia Municipal de Combate ao Stress, em 23 de setembro. Para a primeira comemoração da data estão programados dois dias de atividade (23/09 e 24/09), em quatro locais diferentes da cidade, coordenados pela professora Marilda Lipp, responsável pelo Laboratório de Estudos Psicofisiológicos do Stress da PUC-Campinas e pela psicóloga Angélica Sadir, do Centro Psicológico de Controle do Stress. O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal.

“Será um dia de sensibilização ao stress emocional e suas conseqüências para a saúde e a qualidade de vida do brasileiro”, diz a professora Marilda. Segundo ela, o stress emocional atinge aproximadamente 37% dos adultos do Estado de São Paulo. “Suas conseqüências se manifestam no corpo e na mente do ser humano, com prejuízos significativos para a sociedade em geral e poucos possuem os meios financeiros para o tratamento e a prevenção”.

Segundo a professora, o evento terá três objetivos:
1) Conscientizar o público quanto ao que é o stress, seus sintomas e conseqüências para a saúde e qualidade de vida do ser humano
2) Conscientizar o público sobre como esse problema pode afetar o funcionamento humano e contribuir para desencadear distúrbios cardiológicos, gástricos, dermatológicos e odontológicos
3) Fornecer informações básicas sobre como combater o stress excessivo através de relaxamentos, exercícios físicos, nutrição e controle emocional.

Programação
23 e 24/09 – Das 9h às 14h, na Praça Rui Barbosa (região central, no calçadão da Rua 13 de maio, em frente das Lojas Americanas)
Será realizada avaliação computadorizada de stress para adultos, com fornecimento dos resultados e orientações oferecidas por professores de diferentes cursos da PUC-Campinas e por profissionais de saúde do Hospital Celso Pierro.

Atividades oferecidas:
Equipe da Psicologia – orientação sobre aspectos psicológicos do stress
Equipe de Educação Física – exercícios e dicas sobre atividades físicas
Equipe de Cardiologia – aferição da pressão arterial
Equipe da Fisioterapia – dicas de tratamento
Equipe da Odontologia – dicas de prevenção
Equipe da Nutrição – dicas sobre alimentação anti-stress
Equipe da Enfermagem – aferição da pressão arterial

23/09 – Das 10h às 22h, no Parque D. Pedro Shopping
Avaliação computadorizada de stress para adultos, com fornecimento dos resultados e recomendações oferecidas pela equipe de profissionais do Centro Psicológico de Controle do Stress e do Laboratório de Estudos Psicofisiológicos do Stress da PUC-Campinas. O massagista Thiago Nishida, da Clínica Terapia, ensinará exercícios e massagens relaxantes para os participantes.

24/09 – Das 10h às 13h, no Portão 1 da Lagoa do Taquaral
Avaliação psicológica do nível de stress através de computadoresm, com fornecimento dos resultados e recomendações sobre como lidar com o stress. Exercícios de relaxamento. Apresentação de Grupos Musicais. Atividades esportivas, como caminhadas e alongamento. Massagens. Atividades para crianças.

24/09 – Às 10h, no Bosque do Jequitibás
Chorinho no Bosque (programação da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas), exercícios de relaxamento e informações sobre o stress emocional, oferecidos pela equipe do Laboratório de Stress da PUC-Campinas.

Serviço:
As atividades alusivas ao Dia Municipal de Combate ao Stress ocorrerão no dias 23 e 24 de setembro, das 9h às 14h, na Praça Rui Barbosa (região central, no calçadão da Rua 13 de maio, em frente das Lojas Americanas). No dia 23/09 – Das 10h às 22h, no Parque D. Pedro Shopping. 24/09 – Das 10h às 13h, no Portão 1 da Lagoa do Taquaral. 24/09 – Às 10h, no Bosque do Jequitibás.

20 de setembro de 2006