Professores da área da saúde darão orientações para atletas que participarão da prova no domingo

Neste sábado (25/09), na Praça Arautos da Paz, das 9h às 17h, serão feitas as entregas dos kits para os participantes da 27ª Corrida Integração, que será realizada no domingo (26/09). Nessa ocasião, na Tenda de Orientações para prática de esportes, montada na área central da Praça, professores e alunos das Faculdades de Terapia Ocupacional, Nutrição, Educação Física e Enfermagem da PUC-Campinas estarão dando orientações aos atletas inscritos para que tenham um bom desempenho na corrida.

Seguem algumas dicas para a Corrida:

Semana anterior à Corrida:
– Para ter um ótimo rendimento na prova, diminua o volume dos treinos (menor distância), mas mantenha a intensidade (mesma velocidade)
– Procure manter a musculatura relaxada, com alongamentos e se possível massagem
– Faça boa ingestão de carboidratos, com especial atenção no dia anterior à prova

Momentos antes da Corrida:
-Faça um bom aquecimento, com trote e exercícios de alongamento
-Procure acordar, de preferência, de três a quatro horas antes de iniciar a prova. Uma boa noite de sono será fundamental para seu rendimento na prova.

Hidratação:
– Importante estar bem hidratado para a prova, portanto, já no dia anterior, procure ingerir bastante água e/ou sucos naturais.
-Não espere sentir sede para beber água, quando a sede chega, é porque você já está desidratado. Recomenda-se beber água a cada três quilômetros. A taxa de perda de líquidos por meio do suor costuma ser de dois a três litros por hora.

Traje Adequado:
-Roupas leves e claras, que não retenham suor, são as mais indicadas para o esporte.
-Use tênis leves, com sistema adequado de amortecimento e que sejam flexíveis.
-Use meias especiais para a corrida (por exemplo, de algodão); elas absorvem melhor o suor e provocam menos fricção nos pés.
-O uso de boné em dias de sol e protetor solar são indispensáveis.

Alimentação:
-Recomenda-se a ingestão de alimentos leves, sem gorduras, de uma hora e meia a duas antes do exercício físico. Terminado o exercício, é necessário que se reponha os nutrientes perdidos, também com uma alimentação leve.

Depois da Corrida (imediatamente após):
– Desaquecer após a corrida é tão importante como aquecer. Nunca passe da corrida imediatamente para o repouso.

No dia seguinte:
– Você precisa de recuperação, um trote de 20 a 30 minutos e uma boa sessão de alongamentos são fundamentais.

Durante a semana pós prova:
– O volume e a intensidade de treino devem ser menores, pois seu organismo necessita de recuperação.

23 de setembro de 2010