Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno
Vestibular Inverno

Professores da área da saúde darão orientações para atletas que participarão da prova no domingo

Neste sábado (26/09), na Praça Arautos da Paz, das 9h às 17h, serão feitas as entregas dos kits para os participantes da 26ª Corrida Integração, que será realizada no domingo (27/09). Nesta ocasião, na Tenda da Saúde, montada na área central da Praça, professores e alunos das Faculdades de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Medicina, Educação Física e Psicologia da PUC-Campinas estarão dando orientações aos cerca de sete mil atletas inscritos para que tenham um bom desempenho na corrida.

Em relação ao aquecimento, os professores indicam um aquecimento de 10 a 15 minutos realizado antes da prova, e que inclua exercícios de alongamento, principalmente para os músculos que serão exigidos na atividade. Outra dica importante é em relação aos cuidados cardiorrespiratórios, a frequência cardíaca deve ser medida antes, durante e depois da corrida, e a respiração deve ser feita pela boca e nariz para que haja uma boa ventilação durante o processo.

E para evitar lesões ortopédicas, os profissionais recomendam que exames de coração sejam realizados antes da corrida, bem como verificar o peso e o sobrepeso, uma vez que este tem ligação direta com muitas lesões que ocorrem durante atividades físicas. Outra dica importante é usar roupas leves, o mais indicado é usar camisetas e shorts confeccionados em material sintético, como a poliamida, que é transpirável, que favorece a troca de calor do corpo com o ambiente. A roupa absorve rápido o suor e deixa sempre o corpo mais arejado, e o tênis ideal priorize modelos já consagrados, com algum amortecedor e bem adaptado aos seus pés. Inicie seus treinamentos de forma intervalada, caminhando e correndo lentamente, em dias alternados e em terrenos planos.

Em relação à alimentação, no dia anterior, o jantar deve conter: alimentos com alto teor de carboidratos (batatas, macarrão, bolo, pães, mel, geléias). Uma hora antes da corrida é recomendado que o atleta ingira lacticínios, cereais, sucos e banana. No dia anterior a corrida é recomendado que não seja feito o consumo de bebida alcoólica, que o atleta durma oito horas e acorde duas horas antes da prova para facilitar o desjejum.

Outra dica fundamental é a hidratação durante toda prova. O ideal é que o corredor consuma pelo menos 500 ml de água a cada trinta minutos. E que após uma hora de prova ingira um repositor hidroeletrolítico, consuma alimentos com alto teor de carboidratos e suco de frutas; e após esse período alimentos com alto teor de proteínas.

SERVIÇO:
Entrega dos kits da 26ª Corrida Integração
Data: 26 de setembro (sábado)
Local: Tenda da Saúde na Praça Arautos da Paz
Além da entrega dos kits, os professores das Faculdades de Medicina, Nutrição, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da PUC-Campinas darão orientações e dicas nutricionais, riscos de lesões, vestuário e calçados adequados para a competição, aquecimento, entre outras.

Portal Puc-Campinas
22 de setembro de 2009