Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno
Vestibular Inverno

Professores da área da saúde darão orientações para atletas que participarão da prova no domingo

Neste sábado (26/09), na Praça Arautos da Paz, das 9h às 17h, serão feitas as entregas dos kits para os participantes da 26ª Corrida Integração, que será realizada no domingo (27/09). Nesta ocasião, na Tenda da Saúde, montada na área central da Praça, professores e alunos das Faculdades de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Medicina, Educação Física e Psicologia da PUC-Campinas estarão dando orientações aos cerca de sete mil atletas inscritos para que tenham um bom desempenho na corrida.

Em relação ao aquecimento, os professores indicam um aquecimento de 10 a 15 minutos realizado antes da prova, e que inclua exercícios de alongamento, principalmente para os músculos que serão exigidos na atividade. Outra dica importante é em relação aos cuidados cardiorrespiratórios, a frequência cardíaca deve ser medida antes, durante e depois da corrida, e a respiração deve ser feita pela boca e nariz para que haja uma boa ventilação durante o processo.

E para evitar lesões ortopédicas, os profissionais recomendam que exames de coração sejam realizados antes da corrida, bem como verificar o peso e o sobrepeso, uma vez que este tem ligação direta com muitas lesões que ocorrem durante atividades físicas. Outra dica importante é usar roupas leves, o mais indicado é usar camisetas e shorts confeccionados em material sintético, como a poliamida, que é transpirável, que favorece a troca de calor do corpo com o ambiente. A roupa absorve rápido o suor e deixa sempre o corpo mais arejado, e o tênis ideal priorize modelos já consagrados, com algum amortecedor e bem adaptado aos seus pés. Inicie seus treinamentos de forma intervalada, caminhando e correndo lentamente, em dias alternados e em terrenos planos.

Em relação à alimentação, no dia anterior, o jantar deve conter: alimentos com alto teor de carboidratos (batatas, macarrão, bolo, pães, mel, geléias). Uma hora antes da corrida é recomendado que o atleta ingira lacticínios, cereais, sucos e banana. No dia anterior a corrida é recomendado que não seja feito o consumo de bebida alcoólica, que o atleta durma oito horas e acorde duas horas antes da prova para facilitar o desjejum.

Outra dica fundamental é a hidratação durante toda prova. O ideal é que o corredor consuma pelo menos 500 ml de água a cada trinta minutos. E que após uma hora de prova ingira um repositor hidroeletrolítico, consuma alimentos com alto teor de carboidratos e suco de frutas; e após esse período alimentos com alto teor de proteínas.

SERVIÇO:
Entrega dos kits da 26ª Corrida Integração
Data: 26 de setembro (sábado)
Horário: das 9h às 17h
Local: Tenda da Saúde na Praça Arautos da Paz
Além da entrega dos kits, os professores das Faculdades de Medicina, Nutrição, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da PUC-Campinas darão orientações e dicas nutricionais, riscos de lesões, vestuário e calçados adequados para a competição, aquecimento, entre outras.



Portal Puc-Campinas
22 de setembro de 2009