A Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas promove no dia 20 de outubro (terça-feira) seu tradicional Encontro de Editores. A temática deste ano discutirá as “Coberturas jornalísticas internacionais: do factual às grandes reportagens”. O evento será na sala 800 do Campus I (Rodovia Dom Pedro I, Km 136, Parque das Universidades – Campinas/SP), no período matutino, às 8 horas e no período noturno, às 19h30.

Pela manhã, participam do encontro a jornalista Carolina Cimenti, repórter da Globo News e o Professor Antônio Carlos Lobão, da Faculdade de Economia.

No período noturno, a mesa será composta pela correspondente no Brasil do jornal espanhol ABC, Verónica Goyzueta e pelo Professor Lindener Pareto Junior, da Faculdade de História.

Carolina Cimenti apresentará aos alunos a cobertura feita na Europa sobre a crise financeira de 2008, considerada a maior da história do capitalismo desde a grande depressão de 1929.

Verónica mostrará a cobertura das manifestações de rua de 2013 e 2014, no Brasil, que deram expressiva visibilidade internacional ao País.

Conheça as Palestrantes:

Carolina Cimenti é formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ela começou trabalhar como jornalista aos 18 anos em uma rádio FM de Porto Alegre. Foi estagiária no jornal Gazeta Mercantil e contratada em 2000 pelo Portal Terra como sub-editora de notícias internacionais. Em novembro de 2001 foi estudar em Roma, e acabou ficando no exterior até 2013. Em Roma trabalhou como produtora de TV; fez estágio no Parlamento Europeu em comunicação pública; cursou Master em Relações Exteriores na Universidade Livre de Bruxelas e trabalhou como repórter da BBC Brasil na cidade. Em 2005 foi contratada pela CNBC TV (canal de finanças da rede americana NBC) em Londres como produtora e repórter. Foi correspondente em Bruxelas e cobriu vários eventos em diversas capitais europeias, como os encontros do G8 e os Fóruns Econômicos Mundiais em Davos. Em 2010 mudou para Nova York e passou a trabalhar como freelancer para veículos europeus e brasileiros. Em 2012 voltou ao Brasil para cobrir a Rio+20 para a CNBC e em fevereiro de 2013 foi contratada pela GloboNews e pela emissora foi correspondente dos Fóruns Econômicos Mundiais em Davos (2013, 2014 e 2015). Atualmente é repórter na Globo News.

Verónica Goyzueta é formada em Letras, Linguística e Literatura na PUC de Lima e Jornalismo na UnB de Brasília, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Atualmente é correspondente no Brasil do jornal espanhol ABC. Foi correspondente das agências de notícias Dow Jones (EUA); Mergermarket, do grupo Financial Times (FT); comentarista do programa Legião Estrangeira, na TV Cultura e editora no Brasil da revista América Economia. Presidiu a Associação dos Correspondentes Estrangeiros (ACE) entre 2000 e 2009. É co-organizadora dos livros "Guerra e Imprensa. Um olhar crítico da cobertura da Guerra do Iraque", (São Paulo, Summus, 2003), e "O Brasil dos Correspondentes", (São Paulo, Mérito, 2008). Prêmio Comunique-se de melhor correspondente em 2005 e Bolsa Mongabay.org de jornalismo ambiental, em 2014. É professora de jornalismo na ESPM, São Paulo.

19 de outubro de 2015