Os alunos do curso de Ciências Farmacêuticas da PUC-Campinas ganharão um novo espaço para colocar em prática o que aprendem em sala de aula. A Universidade iniciou a construção da Farmácia-Escola, projeto pioneiro na região que vai proporcionar aos estudantes a possibilidade de manipular e dispensar medicamentos, além de desenvolver atividade farmacêutica em toda a sua dimensão. A unidade, que será construída no Centro de Ciências da Vida (CCV), no Campus II, terá 350 metros quadrados e deverá entrar em operação no início do segundo semestre.

Além de apresentar um papel fundamental na formação acadêmica, a Farmácia-Escola poderá também ser um estabelecimento que prestará serviços, buscando receita financeira com o atendimento aos clientes internos da Instituição (professores, alunos e funcionários), aos demais cursos e clínicas da Universidade, ao Hospital da PUC-Campinas, à Prefeitura Municipal e à população em geral.

Na Farmácia-Escola, os alunos do curso realizarão estágios supervisionados com desenvolvimento da prática de manipulação de medicamentos (alopáticos e homeopáticos) e cosméticos, assim como da dispensação, baseada nos conceitos de Atenção Farmacêutica. Neste cenário, o acadêmico desenvolverá sua profissionalização, tendo ainda a possibilidade de integração com as demais Faculdades do CCV nas atividades multiprofissionais em saúde. “O atual mercado de trabalho exige que os currículos dos cursos de graduação estejam em estreita sintonia com a realidade para a qual se prepara o aluno”, afirmou Gustavo Henrique da Silva, diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da PUC-Campinas.

Além dos estágios, várias disciplinas poderão utilizar os serviços da Farmácia-Escola, criados para demonstrar na prática a importância dos conhecimentos apresentados para a formação profissional, como também articular atividades que contribuam com a melhoria na qualidade de formação do aluno.

22 de maio de 2007