No ano em que a PUC-Campinas completa 75 anos, o Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) abre as portas de uma nova edificação, no Campus I.

O novo prédio abrigará as Diretorias das Faculdades do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) e da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, que por mais de 60 anos esteve em funcionamento no Campus Central.

O empreendimento está preparado para atender, além de salas de aulas, as demandas específicas dessa Faculdade com moderna infraestrutura do Núcleo de Prática Jurídica, para acolher a Assistência Judiciária e o Juizado Especial Cível, com salas para realização de audiências reais e simuladas, Salão do Tribunal do Júri e Auditório com capacidade para 300 pessoas.

O Complexo do CCHSA também passou por obras, como a ampliação da biblioteca, estacionamento, novos serviços de alimentação, reprografia, livraria, entre outros.

Para a Reitora da PUC-Campinas, Profa. Dra. Angela de Mendonça Engelbrecht, a história da Universidade registra momentos especiais, como a inauguração dos Campi I e II, na década de 1970. “Assim, 2016 certamente será lembrado como o ano em que o Curso de Direito, após mais de 60 anos, deixou o célebre “Pátio dos Leões”, para ocupar sua nova casa, no Campus I”, frisa.

“Instalações amplas, modernas e funcionais e os melhores recursos técnicos de ensino são características do novo conjunto arquitetônico, que vai abrigar o Curso de Direito e ampliar a infraestrutura do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, fundamenta a Reitora.

Em julho de 2014, as obras tiveram início para a construção do novo prédio da Faculdade de Direito no Complexo do CCHSA, ao lado das instalações da Faculdade de Educação Física (FAEFI).

“Além das novas e melhores instalações, a possibilidade de constante contato com os demais estudantes do Campus I, sobretudo do CCHSA, o que propiciará maior riqueza na vida universitária dos alunos”, ressalta o Diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Prof. Me. Luís Arlindo Feriani Filho.

“Esse novo prédio marcará o futuro da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, uma das melhores e mais tradicionais do Brasil, a qual passará a desenvolver suas atividades em modernas instalações, fato que resultará na melhoria da qualidade do Curso, o qual conta, desde agosto de 2013, com novo projeto pedagógico, adequado às contemporâneas tendências da educação jurídica”, esclarece o Diretor da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, Prof. Dr. Peter Panutto.

De acordo com o Diretor da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas, Prof. Dr. Istvan de Abreu Dobranszky, a mudança do curso de Direito para o Campus I permitirá uma maior integração entre docentes, funcionários e alunos do Centro. “A diversidade de perfis dos alunos que compõem os cursos do CCHSA, dispostos em um mesmo ambiente, facilita a compreensão das diferenças, permitindo parcerias e novas possibilidades acadêmicas e pedagógicas”, salienta.

O Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) da PUC-Campinas é composto pelos cursos de Biblioteconomia, Ciências Sociais, Direito, Educação, Educação Física, Filosofia, História, Serviço Social, Teologia, além dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião e Educação.

15 de fevereiro de 2016