Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

A Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas oferece aos seus alunos, ex-alunos e comunidade interessada, nos dias 31 de maio e 1 de junho (terça e quarta-feira), no Auditório Dom Gilberto – Campus I (Rodovia Dom Pedro I km, 136, Parque das Universidades) – palestras com grandes nomes do Jornalismo, workshops, vendas de livros e oficinas durante a Jornada de Jornalismo de 2016, que tem como tema a "Imprensa e os desafios contemporâneos".

 

A intenção é inovar e trazer um especialista das áreas (Meio-ambiente, Economia, Direito, Esporte, Saúde, entre outros) para debater com os jornalistas segmentados, promovendo palestras mais curtas, de modo a focar em como os repórteres cobrem questões que estão em pauta atualmente.

 

No primeiro dia, Graça Caldas, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LABJOR/UNICAMP) e a bióloga e pesquisadora Luciane Kern, iniciam a Jornada de Jornalismo com palestra sobre ciência. À tarde, o palestrante Francisco Belda, docente da UNESP, ministra oficina sobre empreendedorismo. Às 17h, acontece outra oficina com a jornalista Hebe Rios, da EPTV, sobre uma série de reportagens. Para fechar a noite, ocorre palestra com a jornalista Camila Neuman, do UOL, sobre saúde, com foco na cobertura das epidemias nacionais; para tanto também participa a especialista em saúde pública, Andrea Bruno Vonzuben. Às 10h30 e às 19h20, os organizadores do livro A Imprensa em Campinas, de autoria dos docentes da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, conversam com o público.

 

No segundo dia, o jornalista da Folha de S. Paulo, Marcel Merguizo, ministra palestra sobre esportes, das 8h30 às 10h30. O foco é a cobertura das Olimpíadas. Para tanto, a ex-atleta olímpica Isabel Guerra também participa do debate. Logo após, acontece um workshop com Danilo Maccario, da Gráfica Silvamarts, explica os modelos de revistas, estilos de papel e a editoração para jornalistas. Para abrir a tarde, às 14h, a Faculdade de Jornalismo oferece uma oficina com foco em convergência de mídia, com José Brito, do Canal Futura. Às 17h, ocorre um encontro com a fonte do livro Bem-Vindo ao Inferno, Vanúzia Lopes, e a autora, Malu Magalhães. O jornalista José Brito fecha a Jornada de Jornalismo com palestra sobre corrupção e crise política em debate com o Prof. Peter Panutto, Diretor da Faculdade de Direito.

 

Para o Diretor da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, Prof. Lindolfo Alexandre de Souza, a Jornada permite ao aluno dialogar diretamente com um especialista na área. “ Essa mecânica agrega muito mais conhecimento e aborda conteúdos de forma mais completa, colaborando assim, com uma melhor formação do aluno”, afirma.

 

As oficinas, que acontecem durante a tarde nos dois dias em salas do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC), tem um limite de 30 alunos.

 

Os interessados necessitam fazer inscrição no Portal da PUC-Campinas, através do link.



Portal Puc-Campinas
30 de maio de 2016