O Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) é o maior e principal encontro brasileiro da área de Extensão. Este ano, em sua sétima edição, o Congresso aconteceu na Universidade Federal de Ouro Preto, no mês de setembro. A Universidade teve destaque no evento ao participar com 12 comunicações orais e 23 pôsteres, totalizando 35 apresentações.

“Trata-se de uma participação em bloco, a qual envolveu professores e alunos bolsistas de Extensão de quatro dos cinco Centros da Universidade, denotando a força e relevância dos Projetos de Extensão desenvolvidos no biênio 2016/2017 nas mais diversas áreas de atuação”, considera o Coordenador Geral de Projetos de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, Prof. Dr. André Pires.

Para que a Universidade pudesse participar do Congresso, com apresentação de trabalho, era necessário que a proposta de participação fosse aprovada por uma Comissão Científica, composta por professores com grande experiência na gestão de projetos e programas de extensão, das mais diversas áreas do conhecimento.

Entre os professores da PUC-Campinas que participaram do 7º CBEU está o Prof. Dr. Fábio Augusto Morales Soares, docente no curso de História. Ele levou o para o Congresso o seu projeto “Lugares da Religião: espaço, patrimônio e cultura material em Campinas”.

“A participação foi fundamental para a construção de redes de ação na área da extensão seja com profissionais de outras universidades, seja de outras áreas da própria PUC-Campinas, na medida em que compartilhamos desafios e soluções semelhantes de acordo com os respectivos temas e campos de atuação, tendo poucas oportunidades de interação no cotidiano universitário. Além disso, o intenso envolvimento dos estudantes do congresso certamente contribui para seu amadurecimento como profissionais e cidadãos”.

O docente ainda acrescenta o que para ele é fundamental no trabalho de Extensão Universitária: “A mediação entre a universidade e a sociedade, impedindo que a universidade se isole do mundo, e, ao mesmo tempo, incentivando que a universidade contribua com as demandas sociais; evitando a arrogância e o autoritarismo que ainda vigoram em uma sociedade tão desigual quanto a brasileira”.

A docente Joana São Pedro, da Faculdade de Letras, é a responsável pelo projeto “Tertúlias Dialógicas Culturais”, cujo objetivo principal é incentivar a leitura por meio de canais de comunicação. Para isso, o público-alvo (alunos do Colégio Pio XII de oitavo e nono anos) leem um conto, crônica ou livro e relacionam partes selecionadas, por eles mesmos, das obras com a vida em uma roda de conversa. Em seguida, para cada trecho lido, são feitas correlações com as tramas de um seriado, filme ou letra de música. Ao final, questões culturais pertinentes são exploradas.

Para a docente a extensão é extremamente relevante pelo fato de aproximar a universidade da comunidade, levando conhecimento a públicos diversos e proporcionando-lhes condições de autonomia para futuramente construírem seus conhecimentos. “Além disso, a extensão é um dos elementos necessários para a existência de uma universidade, juntamente com o ensino e a pesquisa. Desse modo, as atividades feitas com o público-alvo e as leituras a estas relacionadas contribuem fortemente para a formação do aluno de graduação que participa do projeto com objetivos e atuações muito claras”, complementa.

O Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) é o maior e principal encontro brasileiro da área de extensão. Organizado desde 2002 pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior (FORPROEX), em parceria com o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Comunitárias de Educação Superior (FOREXT), o CBEU é realizado de dois em dois anos em uma Instituição de Ensino com forte atuação na área.

Amanda Cotrim
28 de setembro de 2016