Neste momento de decisão sobre a escolha do modelo de TV digital a ser adotado para o Brasil, envolvendo aspectos políticos, tecnológicos e sociais, a PUC-Campinas e o CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) promovem a palestra “Os caminhos da TV Digital no Brasil”, especialmente dirigida a jornalistas e outros formadores de opinião da região de Campinas. A iniciativa integra as comemorações dos 65 anos da PUC-Campinas e dos 30 anos do CPqD.

O evento ocorrerá no dia 28 de junho, com duas opções de horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h, na sala 800 do Campus I – situado no quilômetro 136 da Rodovia D. Pedro I, Parque das Universidades. As inscrições são gratuitas e devem ser confirmadas, até o dia 26 de junho, pelo link //www.puc-campinas.edu.br/eventos/2006/labtvdigital/. As vagas são limitadas.

Com previsão de duração de três horas, a primeira parte da palestra será destinada à apresentação do diretor da TV Digital do CPqD, Ricardo Benetton Martins, que abordará os aspectos técnicos e as posições polarizadas sobre o tema no País. Entre outras questões essências, o palestrante falará sobre o projeto do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre e quais os cenários para a implantação da tecnologia no Brasil.

A palestra de Benetton Martins será complementada por uma apresentação sobre produção de conteúdos interativos e inclusivos em TV, objetivo principal do Laboratório de Conteúdos para a TV Digital, criado em parceria pela PUC-Campinas e pelo CPqD. Por fim, será realizada uma visita com os participantes às instalações do laboratório, também localizado no Campus I da PUC-Campinas.

19 de junho de 2006