Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Universidade conquistou Prêmio Melhores Universidades do Guia do Estudante e Banco Real 2008

A PUC-Campinas recebeu nesta segunda-feira (10/11), o Prêmio Melhores Universidades do Guia do Estudante e Banco Real 2008. A Universidade foi a vencedora a categoria As Melhores por Área do Conhecimento – Ciência do Bem-Estar com os cursos de Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.

A Universidade ainda foi finalista na categoria As Melhores por Área do Conhecimento em Ciências da Saúde e Ciências da Natureza. E ainda concorreu, na categoria As Melhores Universidades Privadas do Interior. Nessa categoria a PUC-Campinas foi considerada a Melhor Universidade Privada do Estado de São Paulo.

Outra participação importante foi com o projeto de extensão Consultoria Técnico-Operacional e de Formação Básica em Cooperativismo Popular, coordenado pelo professor do Centro de Economia e Administração da PUC-Campinas, Dimas Alcides Gonçalves. O projeto ficou entre os seis melhores do Brasil, na categoria Sustentabilidade.

Premiação

Todos os anos, os representantes das Instituições de Ensino avaliadas são recebidos pela equipe do Guia do Estudante, pela direção da Editora Abril.
Este ano, estiveram presentes ao evento o ministro da Educação Fernando Haddad e a secretária de Educação do Estado de São Paulo, Maria Helena Guimarães de Castro.

Para o pró-reitor de Graduação da PUC-Campinas um dos diferenciais da Universidade é a qualidade do seu projeto pedagógico. “A permanente revisão do projeto pedagógico permite adequar o curso às demandas sociais”, explicou.

Outro ponto destacado pelo pró-reitor refere-se ao constante processo avaliativo adotado pela PUC-Campinas, no qual disciplinas e professores são avaliados pelos estudantes. Com o resultado dessa constante avaliação, as direções das Faculdades têm condições de mapear os pontos indicados pelos alunos e professores que precisam ser melhorados e proporem as mudanças que julgam pertinentes.

Os cursos que integram a categoria Bem-Estar – Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional – estão localizados no Campus II da Universidade, no Jardim Ipaussurama. “O Campus em que estamos fica numa região muito carente de Campinas”, disse José Gonzaga Teixeira de Camargo, diretor adjunto do Centro de Ciências da Vida (CCV). Segundo ele, a integração e a possibilidade dos alunos dessa área estagiarem nos centros de saúde dessa região, além de prestar o atendimento à população nos Ambulatórios, Clínicas das Faculdades e no Hospital e Maternidade Celso Pierro (HMCP) da PUC-Campinas, é que faz a diferença no aprendizado.

A conclusão do Plano de Carreira Docente também pode ser destacada como indicador de qualidade, já que com ele 1/3 dos professores da PUC-Campinas estão trabalhando em regime de dedicação integral, podendo acompanhar as atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Queremos preparar cidadãos que participem ativamente do desenvolvimento da Psicologia tanto como área de conhecimento científico quanto como prática profissional”, completou Helena Bazanelli Prebianchi, diretora da Faculdade de Psicologia da PUC-Campinas.

Extensão e Assuntos Comunitários

Este ano, a 4ª edição do Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante, teve como tema a Extensão universitária, que juntamente com o Ensino e a Pesquisa, forma o tripé do Ensino Superior. E, pela forma como a PUC-Campinas ultrapassa seus muros e socializa seu conhecimento com a comunidade que está entre as Melhores Universidades do País.

Apresentado pela atriz Fernanda Montenegro, a platéia que compareceu ao evento pôde assistir um vídeo produzido pelo Guia do Estudante no qual os pró-reitores de várias Universidades explicam o que é Extensão Universitária. Entre eles, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da PUC-Campinas, Paulo de Tarso Barbosa Duarte. “Toda ação de extensão deve partir das demandas da comunidade. A Universidade deve facilitar a inclusão social, mas o cidadão deve ser o agente de sua própria mudança”, explica o pró-reitor se referindo à extensão. De acordo com Duarte a Extensão não é ditada de cima para baixo, mas construída pela parceria entre a universidade e a comunidade.

A PUC-Campinas conta com 36 professores e 160 alunos de diferentes cursos de graduação trabalhando em 33 projetos de Extensão.

Prêmio Sustentabilidade

Neste ano, o Prêmio Sustentabilidade do Guia do Estudante recebeu a inscrição de 489 projetos de 204 instituições de ensino de todo o Brasil. De acordo com o Guia, em 2007, foram 389 projetos inscritos de 153 escolas. A PUC-Campinas está entre os seis melhores projetos de Sustentabilidade eleitos pelo Guia do Estudante.

O projeto que representou a Instituição na noite da premiação foi o projeto de extensão Consultoria Técnico-Operacional e de Formação Básica em Cooperativismo Popular, coordenado pelo professor do Centro de Economia e Administração (CEA) da PUC-Campinas, Dimas Alcides Gonçalves.

Sob a coordenação do professor, alunos do CEA prestam consultoria aos catadores de material reciclável. Fazem parte do projeto cinco alunos e dois professores e hoje, oito cooperativas de reciclagem que agregam cerca de 400 catadores de material. “Todos já estão organizados em cooperativas, com documentos corretos”, explicou Gonçalves.

Mais sobre Prêmio

Existem, hoje, no Brasil, aproximadamente 23 mil cursos superiores. Desses, cerca de 3 mil integram a relação de estreladas da Editora Abril. Concorreram ao 4º Prêmio Melhores Universidades 40 Instituições de Ensino de todo o Brasil em 66 cursos e áreas. A PUC-Campinas foi indica para premiação em cinco categorias.

Dos 32 cursos de graduação da PUC-Campinas, com exceção dos cursos de licenciatura, todos foram classificados pelo Guia do Estudante, com 3, 4 e 5 estrelas.

O Ibope Inteligência é o responsável pela consultoria técnica na coleta, sistematização e análise de dados para avaliação do Guia. A PricewaterhouseCoopers é a responsável pela auditoria de todo o resultado da pesquisa



Portal Puc-Campinas
11 de novembro de 2008