Conheça os três ganhadores do concurso cultural da PUC-Campinas; foram cerca de 50 depoimentos que tiveram a Universidade como fio condutor “Histórias Reais. Conquistas de verdade”

As histórias da ex-aluna da Faculdade de História Helaine Cristina Marques de Oliveira, do ortopedista e ex-aluno da Faculdade de Medicina Márcio do Amaral Pedro e do estudante da Faculdade de Engenharia Elétrica Valdir Correa Leite Júnior foram as vencedoras do concurso cultural da campanha institucional “Histórias Reais. Conquistas de Verdade”. Cada um deles ganhou uma máquina fotográfica.

Iniciado em agosto, o concurso recebeu cerca de 50 histórias. Durante dois meses, ex-membros da comunidade universitária (professores, funcionários e alunos) e outras pessoas que possuem histórias de vida que se enquadram na proposta da campanha puderam contá-las no hotsite da campanha. As histórias foram avaliadas por uma Comissão Avaliadora, formada por funcionários da PUC-Campinas, que analisou os relatos que têm a Universidade como fio condutor.

De acordo com o coordenador do Departamento de Comunicação Social da PUC-Campinas, Wagner José de Mello, as histórias participantes do concurso cultural refletem o fato de a PUC-Campinas fazer parte da realidade das pessoas que vivem na região. “As histórias representam o envolvimento afetivo e de longo prazo que a comunidade desenvolve com a Instituição”, explicou o coordenador. Os selecionados, além de ganharem como prêmio a câmera digital, também tiveram suas histórias divulgadas no jornal Correio Popular. Serão, ainda, veiculadas na programação da TV PUC-Campinas.

Histórias vencedoras

Cinco amigos e um sonho

A história do médico do Departamento Cirúrgico do Hospital e Maternidade Celso Pierro (HMCP), da PUC-Campinas, Márcio do Amaral Pedro, ganhou fôlego quando ele e quatro amigos, depois de seis anos de formados e já com suas especializações médicas, resolveram montar uma clínica de ortopedia. Em funcionamento há 12 anos, a unidade atende cerca de mil pessoas por mês de toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC). Para o médico, o interesse em participar do concurso surgiu quando viu a campanha na televisão e se identificou com a proposta. “A peça chamou a minha atenção, porque a Universidade permite o desenvolvimento educacional, mas também afetivo. Isso me impulsionou a contar a minha história e a dos meus amigos”, explicou Amaral Pedro.

Filhas da Universidade

Outra história selecionada foi de Helaine Cristina Marques de Oliveira e suas três irmãs, todas formadas pela PUC-Campinas. Em 2002, ela e a irmã Mariane Marques de Oliveira prestaram vestibular de História e Análise de Sistemas, respectivamente. Em seguida, foi a vez de Juliana Aparecida Marques Menna Barreto Leske de Oliveira ingressar na Universidade, em 2005, no curso de Administração. Em 2007, a caçula da família, Pamela Marques de Oliveira, ingressou no curso de Ciências Econômicas. Segundo Helaine, participar do concurso foi a oportunidade de contar como o período vivido na Universidade foi único e ensinou as irmãs a ultrapassar obstáculos. “Somos quatro filhas da PUC-Campinas que fizemos e estamos fazendo nossa história com a Universidade”, concluiu.

De geração em geração

A história do aluno do 4º ano de Engenharia Elétrica Valdir Correa Leite Júnior começou quando ele tinha apenas sete anos de idade e acompanhava sua mãe, Paulerman Maria da Conceição Mendes, nas aulas da Faculdade de História. O estudante também acompanhava o tio Palmeron Mendes Filho nas aulas de Ciências Contábeis e, aos 16 anos, o avô Palmeron Mendes na Faculdade de Direito. O aluno ficou sabendo do concurso por meio de amigos, que o incentivaram a contar a sua história. Para o estudante, a iniciativa da campanha mostra o interesse da Universidade em conhecer os depoimentos dos estudantes que já passaram por aqui. “Conheço várias pessoas que têm familiares que estudaram na Instituição. A PUC-Campinas representa a história de Campinas.”

Vestibular 2010

As inscrições para o Vestibular 2010 da PUC-Campinas terminam no dia 30 de outubro. As provas ocorrerão em dois dias. No dia 27 de novembro ocorrerão a Prova Específica de Habilidade em Linguagem Arquitetônica – exclusivamente para os candidatos de primeira e segunda opção ao curso de Arquitetura e Urbanismo – e a Prova Específica – para os candidatos aos cursos de Direito e Medicina. No dia 28 de novembro, ocorrerá a Prova Geral, para todos os candidatos. Outras informações podem ser encontradas no site www.puc-campinas.edu.br.

27 de outubro de 2009