Processo seletivo para mestrado e doutorado em fase final de inscrições

Os candidatos precisam apresentar seus projetos para o processo seletivo até o dia 31 de outubro

A PUC-Campinas está na fase final de inscrições para seus Programas de Pós-Graduação, com datas, linhas de pesquisa, orientações e bibliografia recomendada para seus dez cursos de Mestrado e três de Doutorado. Os interessados devem se inscrever até 31 de outubro e cada programa terá datas diferenciadas para as provas e entrevistas. Há opções nas áreas de Arquitetura, Direito, Linguagem, Comunicação, Artes, Psicologia, Educação, Engenharia Elétrica, Religião, Infraestrutura Urbana, Ciências da Saúde e Sustentabilidade.

No link https://www.puc-campinas.edu.br/mestrado-doutorado/, os interessados em participar do processo seletivo podem conhecer as linhas de cada programa, corpo docente, estrutura curricular, disciplinas, grupos de pesquisa, teses, dissertações e periódicos.

Além de ler a bibliografia recomendada, é preciso elaborar um anteprojeto de pesquisa sobre o tema que pretende desenvolver na dissertação ou na tese que será defendida.

Para quem busca o mestrado, haverá teste de proficiência em língua estrangeira. Já os candidatos ao doutorado precisam fazer testes para duas línguas. Os estrangeiros que se candidatarem passarão por um teste de português. Todos devem apresentar também currículos atualizados na Plataforma Lattes, o que será essencial depois da aprovação para pleitear bolsas.

A Coordenadora Geral de Pós-Graduação da PUC-Campinas, Profa. Dra. Renata Kelly Mendes Valente, diz que os cursos da Universidade são reconhecidos pela qualidade de seus professores, pela produção científica, pela contribuição, impacto na sociedade, internacionalização e infraestrutura de excelência.

Além disso, as linhas de pesquisa diferenciadas de outros cursos de pós da região são direcionadas não só para quem quer investir na carreira acadêmica, mas também para quem quer se aprimorar dentro de suas áreas de atuação fora da academia.

“Há alguns cursos com horários diferenciados e aulas presenciais concentradas em períodos específicos para facilitar a agenda de quem tem restrições por conta de atividades profissionais fora da Universidade”, diz.

Entre os programas há, inclusive, um da Engenharia Elétrica voltado especificamente para o mestrado profissional, com pesquisas aplicadas dentro dos ambientes de trabalho. Mesmo nos outros cursos essencialmente acadêmicos, há uma preocupação em facilitar a conciliação entre trabalho e estudos.

Marcelo Andriotti
22 de outubro de 2019