Em sua reunião realizada entre 7 e 11 de dezembro de 2015, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da CAPES/MEC aprovou e recomendou o Curso de Mestrado Acadêmico em Sustentabilidade, vinculado ao Centro de Economia e Administração (CEA), e o Curso de Mestrado Acadêmico em Linguagens, Mídia e Arte, vinculado ao Centro de Linguagem e Comunicação (CLC) da PUC-Campinas.

O Curso de Mestrado Acadêmico em Sustentabilidade conta com duas Linhas de Pesquisa: “Ciência, Sociedade, Políticas Públicas e Sustentabilidade”, e “Planejamento, Gestão e Indicadores de Sustentabilidade”.

A primeira Linha tem como foco a geração de conhecimentos conceituais e teóricos, sobre o tema Sustentabilidade, com ênfase na sua interdisciplinaridade; discute as formas de utilização dos recursos e serviços no contexto do processo de desenvolvimento socioeconômico presente na sociedade; analisa a relação da sociedade com as questões do desenvolvimento sustentável na formulação de políticas públicas e produz diagnósticos sobre problemas referentes ao desenvolvimento sustentável, a partir da integração entre a visão social, ecológica, ambiental e econômica dos problemas atuais.

A segunda Linha aborda questões referentes ao planejamento de ações sustentáveis, a elaboração de estratégias de implantação de projetos e programas envolvendo gestão socioeconômica e ambiental, bem como ao estudo e desenvolvimento de técnicas, métodos e indicadores de monitoramento e avaliação destas ações.

O Curso de Mestrado Acadêmico em Linguagens, Mídia e Arte conta com duas Linhas de Pesquisa: “Discursos, Poéticas e Tecnologias”, e “Sujeito e Midiatização”.

A primeira Linha trata de estudos e práticas interdisciplinares que se valem de linguagens discursivas e poéticas sobre questões implicadas na e pela relação do sujeito com os processos estéticos, culturais, históricos.

A segunda Linha aborda aspectos da contemporaneidade, com enfoque no papel da midiatização na construção do sujeito (pós) moderno e a consequente relação entre processos sociais, tecnológicos e subjetivação.

17 de dezembro de 2015