Alunos pesquisaram temas que vão desde a contaminação em barras de cereais até a violência nas escolas

Nesta terça e quarta-feira (23 e 24/10), a PUC-Campinas oferecerá uma mostra dos importantes avanços obtidos pela produção científica nos cursos de graduação no último ano. O XII Encontro de Iniciação Científica reunirá, em apresentações de pôsteres e comunicações orais, 380 resumos de trabalhos desenvolvidos em 2006 e 2007 por alunos bolsistas do Fundo de Apoio à Iniciação Científica Fapic/Reitoria (da PUC-Campinas), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq), CNPq Edital e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O evento ocorrerá das 8h30 às 21h, nos Campus I e II. Além das apresentações dos trabalhos, constam da programação debates e mini-cursos sobre temáticas relacionadas à pesquisa. As atividades serão transmitidas pelo Portal PUC-Campinas – www.puc-campinas.edu.br. Os internautas poderão inclusive enviar perguntas aos debatedores, de onde estiverem, que serão respondidas ao vivo pelos participantes.

De acordo com o coordenador Institucional de Iniciação Científica, Alexandre de Assis Mota, a Universidade está numa fase de renovação de nossa produção científica, com pesquisas que têm temas mais atuais e de relevância para a sociedade. A Universidade conta, hoje, com cerca de 65 grupos certificados pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

Dos 380 resumos de trabalho inscritos, 19 são do Centro de Economia e Administração (CEA), 36 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), 39 do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC), 51 do Centro de Ciências Humanas (CCH), 106 do Centro de Ciências da Vida (CCV) e 129 do Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (Ceatec).

Além da apresentação das pesquisas de IC, ocorrerão, nos dois dias de evento, mesas-redondas sobre os temas “Políticas Públicas e produção do conhecimento: entre o diverso e o universal”, ” Pesquisa, desenvolvimento e inovação” e “O Aprendizado da ciência: a descoberta pessoal e o pensar cientificamente”.

No dia 23 de outubro, a primeira mesa-redonda, sobre Políticas Públicas, ocorrerá das 9h às 11h, no Auditório Dom Gilberto, Campus I da Universidade e será mediada pela professora da Faculdade de Ciências Sociais Dulce Maria Pompêo de Camargo. Já, no dia 24 de outubro, serão realizadas duas mesas-redondas, no Campus I e II respectivamente, ambas das 10h às 12h. No Campus I, o tema será Pesquisa, desenvolvimento e inovação, com mediação do coordenador de IC, o professor Alexandre de Assis Mota. No Auditório Monsenhor Salim, no Campus II, o tema discutido será “O Aprendizado da ciência: a descoberta pessoal e o pensar cientificamente”, com mediação da professora da Faculdade de Psicologia Elisa Yoshida.

A mostra de pôsteres envolverá os alunos Pibic/CNPq e Fapic/Reitoria que começaram as atividades de Iniciação Científica em agosto de 2008.

As comunicações orais serão feitas pelos alunos Pibic/CNPq e Fapic/Reitoria que participaram integralmente do período de agosto de 2006 a julho de 2007 e os alunos com bolsa Fapesp ou com edital do CNPq em andamento no ano corrente.

A avaliação dos alunos Pibic/CNPq, CNPq/Edital será realizada pelo Comitê Externo do CNPq e dos alunos Fapic/Reitoria e Fapesp pelo Comitê Institucional, formado por professores da Universidade.

Veja a programação e os trabalhos inscritos pelo link – //www.puc-campinas.edu.br/pesquisa/ic/encontro/2007/programacao.asp

22 de outubro de 2007