Alessandra Ribeiro, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (POSURB) e Stephanie Mendonça, bolsista de Iniciação Científica da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da PUC-Campinas, ambas orientadas pelo Prof. Dr. Wilson Ribeiro dos Santos Junior, foram homenageadas na manhã da sexta-feira, 19 de junho, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, com a Medalha Theodosina Rosário Ribeiro, conferida a mulheres que se destacaram no enfrentamento da discriminação racial e na defesa dos direitos femininos.

A atribuição das medalhas se deu pela participação das estudantes em situações distintas.

Alessandra recebeu a outorga por sua reconhecida atuação na Requalificação Urbana e criação do Centro de Cultura Afro da Fazenda Roseira e Stephanie pela participação recente na discussão ocorrida, a partir de uma peça de teatro em cartaz no Instituto Itaú Cultural de São Paulo, que se utilizava do recurso da “black face” pelos artistas. A atitude resultou em um amplo debate promovido pelo Instituto com a comunidade artística de São Paulo e teve grande repercussão na mídia.

Ambas têm como temática de pesquisa a preservação do Patrimônio Imaterial dos territórios de matrizes africanas em Campinas e a ampliação da visibilidade social da presença negra na cidade.

19 de junho de 2015