Professores de três faculdades da PUC-Campinas – Educação Física, Educação e Química Tecnológica – participarão, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, do 5º Congresso Internacional de Educação Superior – Universidade 2006, em Havana, Cuba. Sob o tema Universalização da Universidade por um mundo melhor, o evento tem por objetivo discutir a educação a distância, a gestão da universidade, qualidade e recursos humanos, a universidade e sua relação com o meio ambiente, desenvolvimento sustentável, ciência e tecnologia, entre outros assuntos.

O grupo da PUC-Campinas será composto pelos professores João Baptista de Almeida Júnior, da Faculdade de Educação, Márcia Cândida Teixeira Gozzi e José Antonio Strumendo Barbosa, ambos da Faculdade de Educação Física, e Wagner Alves Carvalho, da Faculdade de Química Tecnológica. Os quatro docentes são pesquisadores e apresentarão estudos sobre as respectivas áreas de conhecimento.

O professor José Antonio Strumendo Barbosa apresentará os resultados da pesquisa sobre o tema
Atividades Físicas para uma Universidade Saudável. O trabalho tem como cenário as atividades laborais desenvolvidas por Barbosa com os próprios funcionários da PUC-Campinas. Ele pesquisou a rotina de ginásticas realizadas por alunos de Educação Física com 26 funcionários do Departamento de Serviços Gerais da Universidade – 10 homens e 16 mulheres – durante 120 dias.

Todos os funcionários do grupo têm jornada de trabalho de oito horas, com intervalo de uma hora para almoço. As atividades de ginástica programadas eram baseadas nas condições de saúde de cada um deles. Após os 120 dias, a pesquisa apontou uma redução em 59% das queixas de dores e um aumento de 20% no número de funcionários que passaram a praticar atividades físicas por iniciativa própria.

“Muitos deixaram de fumar, tiveram melhor aproveitamento de sono e passaram a se mostrar mais dispostos para o trabalho e para outras atividades de suas vidas”, diz o professor.

O congresso em Havana é dirigido a professores, pesquisadores, estudantes, dirigentes e funcionários de instituições de ensino superior de países dos vários continentes. Ainda como parte da programação do evento está prevista a realização do 4º Encontro de Graduados Estrangeiros, reunindo profissionais de outros países formados em universidades cubanas.

10 de fevereiro de 2006