Facebook
Central de
Atendimento
ao Aluno
Facebook
121496
Facebook
Twitter
7231
Twitter
Linkedin
8425
Linkedin

PET-Arquitetura e Urbanismo

logo-pet-arquitetura

O grupo PET-Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas é um dos mais de 800 grupos do Programa de Educação Tutorial no Brasil e um dos poucos representantes de universidades particulares e/ou confessionais.

Criado em 1992, sob a tutoria inicial da Profa. Dra. Ivone Salgado, o grupo contou com a participação de exímios profissionais como a Profa. Dra. Maria Lúcia Refinetti Rodrigues Martins, o Prof. Dr. Abílio Guerra, a Profa. Dra. Jane Victal Ferreira, a Profa. Me. Beatriz Helena Bueno Brandão e a Profa. Dra. Renata Baesso Pereira. Desde 2016, o tutor do grupo é o Prof. Dr. Luiz Augusto Maia Costa. Atualmente, o grupo é formado por 12 alunos bolsistas da Graduação, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, matriculados do 1º ao 5º ano, o que enriquece a experiência do grupo como um todo.

Uma das principais atividades do PET-Arquitetura e Urbanismo PUC-Campinas é o Trote Solidário, que ocorre no começo de cada ano letivo na universidade, tornando-se o primeiro contato de vários calouros com a Graduação. O Trote, que há dois anos faz parte da Acolhida CEATEC, é uma das maneiras que o grupo encontrou de conscientizar os novos alunos sobre a função social de suas profissões, assim como convidá-los a interagir com pessoas e com a prática, logo no início de suas vidas universitárias.

Todos os anos, não só encontramos instituições que comportem o número de alunos participantes, mas também que tenham necessidades a que possamos atender. Assim, são realizadas diversas intervenções e melhoras espaciais no local, e todos se beneficiam. Nos últimos anos, os Trotes Solidários tiveram palco no NAS – Núcleo de Ação Social (Barão Geraldo – 2015) –, no Lar dos Velhinhos (Campinas – 2016) e no Centro Comunitário Jardim Santa Lúcia (Campinas – 2017), e foram reconhecidos como um sucesso por diversos membros da comunidade acadêmica, assim como pelos usuários das instituições.

Ainda assim, o PET-Arquitetura e Urbanismo PUC-Campinas procura seguir, em suas atividades, o lema do Programa: a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Por isso, busca realizar, durante todo o ano, eventos como Palestras, Mesas-Redondas e Debates, relacionados aos temas discutidos internamente, buscando enriquecer a vivência dos demais alunos. Exibições de filmes, documentários, assim como a divulgação de diversos eventos de interesse da comunidade acadêmica, também fazem parte deste esforço.

Nos últimos anos, o grupo fez parte da parceria entre a PUC-Campinas e a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura Municipal de Campinas, o que resultou em dois projetos de extensão: o Parque Linear da Lagoa (2014-2017) e o Cenários Futuros (2014-2015). Além destes, outra atividade de destaque é a Revista Tulha, um meio de comunicação digital produzido semestralmente pelos petianos desde 2015, com a intenção de dar visibilidade a trabalhos e produções artísticas de alunos e professores da PUC-Campinas, assim como de pessoas que se interessam pela revista.

Entre outras atividades realizadas internamente, o PET-Arquitetura e Urbanismo PUC-Campinas participa, todos os anos, de encontros dos grupos PET, nacionais (ENAPET) e regionais (SUDESTEPET), a fim de conhecer a fundo todas as dinâmicas e funcionamentos do Programa. Desta forma, busca-se enriquecer a experiência de cada um dos petianos, assim como entender que somos parte de algo de enorme importância, não só para a educação superior, mas também para o Brasil, com o potencial de grande impacto na sociedade como um todo.

Conheça melhor o PET-Arquitetura e Urbanismo e nossas atividades por meio do nosso site e redes sociais:

Site: http://arquiteturapet.wixsite.com/arqpetpuccamp
Facebook: https://www.facebook.com/arquiteturapetpucamp/
Instagram: https://www.instagram.com/petarquiteturapucc/
Revista Tulha: https://issuu.com/petarquiteturaeurbanismo