Profissão Repórter exibe reportagem de alunas da Faculdade de Jornalismo

Estudantes fizeram imersão na redação do programa em junho

As alunas Daniela Pinheiro Martins e Dorothea Rempel, do 4º ano da Faculdade de Jornalismo, estarão nesta quarta-feira, dia 7 de novembro, na edição do programa Profissão Repórter, da TV Globo. Elas participaram, em junho, junto a estudantes de outras 10 cidades brasileiras, de uma imersão com a equipe do jornalista Caco Barcellos.

A experiência começou em março, quando o projeto “Globo LAB: Profissão Repórter” esteve na PUC-Campinas para a realização de uma aula inaugural no Curso de Jornalismo. Na ocasião, o editor executivo do programa, Caio Cavechini, e a repórter Eliane Scardovelli falaram sobre a rotina de trabalho e como a condução das matérias é crucial para contar uma boa história.

Os alunos receberam o desafio de produzir, em duplas, uma reportagem em vídeo. Daniela e Dorothea foram selecionadas ao contar a história de uma missionária, acometida pela doença de Alzheimer, que tornou sua casa uma república após a morte do marido. A matéria, que teve, durante o período de imersão, a contribuição dos profissionais da TV Globo, será exibida no programa desta quarta.

“Aprendi muito nos dias em que fiquei na redação. Ir para a rua com a equipe foi uma aula por si só. Nós acompanhamos a jornalista Danielle Zampollo e o cinegrafista Maycom Mota em uma pauta na Zona Leste de São Paulo. Foi incrível estar com eles na ação: fazer entrevistas, descobrir histórias e buscar contar isso da melhor maneira possível”, relatou Daniela.

Dorothea, por sua vez, exaltou a chance de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na Universidade. “Consegui, com as aulas, todo o embasamento necessário para a construção de uma reportagem. Ver tudo isso in loco com a equipe do Profissão Repórter, que tem um estilo bem próprio de construir as narrativas, foi uma oportunidade incrível.”

A professora Cyntia Andretta, diretora da Faculdade de Jornalismo, enalteceu que a vivência é um marco importante para o futuro profissional das alunas. “É uma situação que enriquece o nosso Curso e a qualidade na formação das estudantes. Estamos todos orgulhosos delas”, frisou a docente.

Imersão - Profissão Repórter

Vinícius Purgato