Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Profissão Repórter exibe reportagem de alunas da Faculdade de Jornalismo

 Estudantes fizeram imersão na redação do programa em junho

As alunas Daniela Pinheiro Martins e Dorothea Rempel, do 4º ano da Faculdade de Jornalismo, estarão nesta quarta-feira, dia 7 de novembro, na edição do programa Profissão Repórter, da TV Globo. Elas participaram, em junho, junto a estudantes de outras 10 cidades brasileiras, de uma imersão com a equipe do jornalista Caco Barcellos.

A experiência começou em março, quando o projeto “Globo LAB: Profissão Repórter” esteve na PUC-Campinas para a realização de uma aula inaugural no Curso de Jornalismo. Na ocasião, o editor executivo do programa, Caio Cavechini, e a repórter Eliane Scardovelli falaram sobre a rotina de trabalho e como a condução das matérias é crucial para contar uma boa história.

Os alunos receberam o desafio de produzir, em duplas, uma reportagem em vídeo. Daniela e Dorothea foram selecionadas ao contar a história de uma missionária, acometida pela doença de Alzheimer, que tornou sua casa uma república após a morte do marido. A matéria, que teve, durante o período de imersão, a contribuição dos profissionais da TV Globo, será exibida no programa desta quarta.

“Aprendi muito nos dias em que fiquei na redação. Ir para a rua com a equipe foi uma aula por si só. Nós acompanhamos a jornalista Danielle Zampollo e o cinegrafista Maycom Mota em uma pauta na Zona Leste de São Paulo. Foi incrível estar com eles na ação: fazer entrevistas, descobrir histórias e buscar contar isso da melhor maneira possível”, relatou Daniela.

Dorothea, por sua vez, exaltou a chance de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na Universidade. “Consegui, com as aulas, todo o embasamento necessário para a construção de uma reportagem. Ver tudo isso in loco com a equipe do Profissão Repórter, que tem um estilo bem próprio de construir as narrativas, foi uma oportunidade incrível.”

A professora Cyntia Andretta, diretora da Faculdade de Jornalismo, enalteceu que a vivência é um marco importante para o futuro profissional das alunas. “É uma situação que enriquece o nosso Curso e a qualidade na formação das estudantes. Estamos todos orgulhosos delas”, frisou a docente.

Imersão - Profissão Repórter



Vinícius Purgato
6 de novembro de 2018