Professores e profissionais da Fisioterapia em hospitais gravam vídeos sobre a atuação na pandemia

Trabalho dos fisioterapeutas é essencial nos hospitais e nas UTIs para recuperação dos pacientes

Professores e profissionais de Fisioterapia da PUC-Campinas e da Unicamp gravaram vídeos (veja no final do texto) voltados a profissionais da área que atuam ou têm formação para trabalho em hospitais, em especial nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). O objetivo dos depoimentos é apoiar esses profissionais e informar os que ainda não estão atuando nos hospitais a ficarem atentos a futuros chamamentos para preenchimentos de vagas que venham a ser abertas em caso de agravamento da crise da pandemia de Covid-19.
Segundo a professora Sílvia Toledo Piza, da Faculdade de Fisioterapia da PUC-Campinas, a ideia surgiu de conversas entre professores e profissionais dos hospitais sobre como sensibilizar formados na área e especializados nesse tipo de atendimento. “Levamos essa ideia dos vídeos à PUC e recebemos apoio e orientação para fazer as gravações, que foram editadas no Departamento de Comunicação da Universidade. Para isso, também tomamos os cuidados de consultar os conselhos profissionais que regulamentam o setor”, disse.
A docente lembra que o trabalho dos fisioterapeutas, em conjunto com outros profissionais de saúde, é essencial no combate à doença. “Tanto a fisioterapia respiratória quanto a motora são essenciais no tratamento do doente, auxiliando desde a recuperação do quadro disfuncional até a de pacientes com respiradores mecânicos nas UTIs, e também na sua recuperação integral, após superar a fase crítica”, diz. O vídeo está sendo divulgado nos sites e redes sociais da Universidade.

Avelino Souza
13 de abril de 2020