A voz pode ser um diferencial no sucesso profissional

Amanhã, dia 16 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Voz.  Ela pode ser suave, grave ou aguda, mais afinada ou um pouco fora do tom. De uma maneira muito particular, cada um tem a sua voz e deve cuidar dela. Ao longo desta semana, os alunos  dos cursos da área da saúde da PUC-Campinas e seus professores estão aproveitando as atividades de atendimento ao público para orientar, também, as pessoas sobre os cuidados com a voz.

De acordo com diretora da Faculdade de Fonoaudiologia, Emilse Solon Servilha, independente da profissão exercida, todas as pessoas devem cuidar da voz. Além de ser um item importante da saúde, a voz também é uma ferramenta do mercado de trabalho. “Considero a voz um cartão de visita. Ela é um importante instrumento para obter sucesso na atividade profissional. Se um vendedor, por exemplo, não souber colocar sua voz de maneira convincente ao atender um cliente, ele poderá perder a venda. A telefonista é responsável pela imagem da empresa em que trabalha, se a voz dela não for clara, poderá sugerir desorganização ou falta de agilidade da empresa”, disse a diretora.

É comum indicar cuidados com a voz para os professores, jornalistas e locutores que fazem uso frequente da voz.  No entanto, a diretora lembra que a voz pode fazer a diferença. “Os pesquisadores, que supostamente pouco precisam da voz para exercer sua profissão, após concluírem seus estudos, utilizam a voz para apresentar os resultados e, se não souberem fazer isso, podem comprometer o esforço de anos”, comentou a diretora.

Os cuidados com a voz vão muito além da importante hidratação. “É preciso conhecer a própria voz e desenvolver suas potencialidades. O profissional da fonoaudiologia poderá auxiliar nesse processo. A voz transmite ideias, sentimentos e pode ser um diferencial no sucesso profissional”, comentou a diretora.

15 de abril de 2013