Professor da Universidade integra comitiva de Campinas em evento na China

O Prof. Dr. Nicolas Spogis, do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da PUC-Campinas, integra uma comitiva que visitará a China para participar de uma feira sobre cidades inteligentes. O grupo, que também tem um representante da Unicamp e três da Prefeitura de Campinas, terá reuniões com empresas e órgãos oficiais chineses.

Os integrantes viajam a convite da Feira HKTDC International ICT Expo 2019, que ocorrerá em Hong Kong, entre os dias 13 a 16 de abril. O objetivo é conhecer novidades tecnológicas voltadas para a criação de cidades inteligentes e trocar experiências com profissionais e órgãos oficiais que já desenvolveram smart cities.

“A ideia é conhecer os desafios que eles enfrentaram e as melhores soluções que encontraram em diversas questões, como a escolha entre instalar um data center ou armazenar dados na nuvem, o melhor processo de instalação de cabos de fibras etc”, disse o professor.

A PUC, em parceria com a Unicamp, Prefeitura de Campinas e centros de pesquisa da Ciatec II – Polo de Alta Tecnologia, está participando do projeto de implantação do HIDS (Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável). A ideia é criar um modelo de cidade inteligente para ser referência nacional e internacional. O HIDS englobará toda a área da Unicamp, Campus I da PUC, Ciatec II e Fazenda Argentina, adquirida recentemente pela Unicamp.

Além do Prof. Nicolas, integram a comitiva Henrique Magalhães Teixeira, Vice-Prefeito de Campinas; Prof. Dr. Marcelo Pereira da Cunha, da Unicamp; Carlos Passos, assessor técnico de CT&I da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo; e Leandro Telles, diretor técnico do IMA (Informática de Municípios Associados S/A).

Marcelo Andriotti
8 de abril de 2019