Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

O Vice-Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa da PUC-Campinas e Professor da Universidade, Prof. Dr. Aguinaldo Gonçalves, foi convidado a integrar a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CONEP). O convite foi anunciado publicamente durante visita do Coordenador do órgão, Dr. Jorge Venâncio, à PUC-Campinas, em agosto. Na ocasião, o Dr Venâncio realizou uma palestra sobre as novas diretrizes em pesquisas, que, entre outras, garantem mais direitos aos participantes dos estudos científicos.

Para o Prof. Dr. Aguinaldo Gonçalves, o convite é importante porque mantém a região de Campinas em projeção nacional, uma vez que a CONEP é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde. “Sem dúvida é uma forma de contribuir e ampliar o alcance do trabalho que já realizamos no Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da PUC-Campinas para uma esfera nacional”. O Prof. Dr. Aguinaldo Gonçalves assume a função de membro da CONEP em outubro de 2014.

 

O Prof. Aguinaldo Gonçalves é Médico graduado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestre, Doutor e Pós-Doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Dermatologia (Conselho Federal de Medicina), Medicina do Trabalho e Saúde Pública (Universidade de São Paulo), e Hansenologia (Associação Médica Brasileira).

 

Uma média de 120 projetos de pesquisas em diversas áreas, que envolvem seres humanos, chega mensalmente à Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (CONEP). O órgão, criado em 1996, é vinculado ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) do Ministério da Saúde e tem a responsabilidade de examinar os aspectos éticos dessas pesquisas, no Brasil. Um exemplo são os estudos que envolvem o uso de remédios.

O reconhecimento mundial sobre a necessidade de existir controle sobre o que poderia e o que não deveria ser feito em pesquisas com seres humanos teve sua origem no pós- guerra (II Guerra Mundial), quando algumas violências contra judeus, por exemplo, foram justificadas como finalidade de pesquisa. Cerca de 50 anos depois, a CONEP foi criada no Brasil, em 1996.



Portal Puc-Campinas
6 de outubro de 2014