O docente da Faculdade de História, da PUC-Campinas, Vicente Contador, lança o livro Modelo Econômico e Política Externa dos Governos Militares Pós-64. A publicação expõe os pontos de contato do modelo econômico com as políticas externas dos governos do regime autoritário-militar brasileiro (1964-1985).

Ao longo das 101 páginas da obra, é possível demonstrar que, não havia como o Brasil se tornar uma “grande potência” até o final do século XX. O motivo se deve às contradições presentes nos fundamentos, na natureza e na dinâmica do modelo de crescimento econômico, bem como nas correspondentes políticas externas de alinhamento automático com os EUA no contexto da Guerra Fria.

Vicente Contador – é bacharel e licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutor em História Econômica pela FFLCH da Universidade de São Paulo (USP). Leciona História há 12 anos, com ênfase em História Contemporânea Geral e do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Relações Internacionais, Brasil Contemporâneo, História Econômica Geral, História da Propaganda e Publicidade, História do Jornalismo e História e Cinema. Também é co-organizador e co-autor do livro Movimento Sanitário Brasileiro na década de 70: A participação das universidades e dos municípios, tendo escrito o primeiro capítulo intitulado “A Conjuntura Política Nacional e o Movimento Municipalista na Área da Saúde na década de 70” (Brasília Athalaia Gáfica e Editora, 2007).

O livro está disponível no site da editora CRV: www.editoracrv.com.br

Portal Puc-Campinas
4 de março de 2011