A imagem do judiciário é de que se trata de um ambiente cerimonioso, demasiado sóbrio e rígido. Mas será que os juízes, procuradores, promotores, advogados e demais profissionais que trabalham nas suas diversas instâncias são mesmo assim? Jamil Miguel, professor da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, lança nesta quinta-feira, 25 de maio, às 19h, o livro Causas & Causos, pela Millenninum Editora, para apresentar histórias e personagens sobre os bastidores dos tribunais pouco conhecidos pela maioria das pessoas.

O próprio subtítulo denota o conteúdo do livro: No sisudo ambiente da Justiça também há humor, vida e graça. O prefácio é de José Henrique Rodrigues Torres, presidente do Fórum Central de Campinas e também professor de Direito da PUC-Campinas. E o local escolhido para o lançamento não poderia ser mais adequado: a Cidade Judiciária de Campinas (Rua Francisco Xavier Arruda Camargo, 300, Jardim Santana).

Experiência para mostrar o lado não visível do judiciário é o que não falta a Jamil Miguel. Ele próprio foi juiz de Direito por cerca de 20 anos e, hoje, continua militando como advogado da área cível. “Não foram poucos os casos e histórias que vi, vivi ou ouvi, na convivência diuturna, desde os quatorze anos de idade, com juízes, promotores de justiça, advogados, cartorários e os mais diversos e peculiares tipos”, diz ele na apresentação da obra.

Miguel conta que, ao longo de sua vida profissional, sempre esteve atento ao sensível contraste entre a pompa dos edifícios forenses, os rituais, as togas e becas, a linguagem elegante, culta, quase ininteligível de magistrados, advogados e promotores, e a simplicidade de parcela ponderável do povo brasileiro. “Essa distância, se de um lado se presta a criar um mito em torno dos juízes e de seus poderes, de outro alimenta ambiente propício ao surgimento de situações pitorescas, engraçadas e inusitadas, envolvendo uns e outros, muitas das quais parecem verdadeiras piadas”, observa.

De acordo com o autor, um dos objetivos dos contos ou “causos” do livro é, além de divertir o leitor, despertar nos mais jovens, sobretudo nos acadêmicos de Direito, um pouco de reflexão sobre o sentido da aplicação da profissão, nas suas dimensões histórica, antropológica e sociológica.

Serviço
Causas & Causos tem 112 páginas e será vendido nas livrarias por R$ 12,00. O lançamento ocorrerá nesta quinta-feria, 25/05, às 19h, na Cidade Judiária de Campinas (Rua Francisco Xavier Arruda Camargo, 300, Jardim Santana).

24 de maio de 2006