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O professor da Faculdade de Ciências Contábeis, Eli Borochovicius, que também é mestrando em Educação pela PUC-Campinas, apresenta o trabalho intitulado “Avaliação do PBL como um desafio de qualidade de ensino em finanças”, nos dias 20, 21 e 22 de março, no 2º Congresso Internacional da Red Iberoamericana de Investigación sobre la Calidad de la Educación Superior (RIAICES), que ocorre em Canoas-RS

O objetivo do trabalho é avaliar a coerência entre os pressupostos teóricos e a aplicação do método Problem-Based Learning (PBL) na disciplina de finanças, analisar os materiais atualmente empregados para o desenvolvimento do método, com a finalidade de verificar sua eficiência no que tange ao cumprimento dos objetivos traçados pelo método PBL e identificar possíveis mudanças visando o aprimoramento da aplicação do método a partir das concepções de docentes e discentes.

A RIAICES foi fundada na cidade de Madrid (Espanha), no dia 20 de junho de 2009. Uma das intenções é colocar à disposição dos responsáveis das Instituições de Ensino Superior contribuições da investigação sobre a qualidade no Ensino Superior. A principal finalidade é assessorar e prestar apoio sobre fatores que condicionam o êxito nas tarefas de certificação e demais aspectos relacionados com a qualidade no Ensino Superior, sem desconsiderar as práticas internas que condicionam os processos.

Os principais compromissos são desenvolver processos e estratégias de ajuda, apoio e colaboração na atividade de auto-avaliação da qualidade da Educação Superior nas Instituições Educativas Ibero-americanas; realizar estudos comparativos e multicentros sobre esta temática; organizar e desenvolver núcleos da RIAICES nos seus respectivos países para favorecer a investigação correspondente e também assumir o papel de coordenação nos mesmos; produzir, pelo menos, uma publicação periódica por ano sobre esta temática e realizar um congresso periódico.

De acordo com a professora Dra. Jussara Cristina Barboza Tortella, orientadora do aluno Eli Borochovicius e professora do Curso de Mestrado em Educação da PUC-Campinas, apresentar pesquisas em andamento dos mestrandos do Programa de Pós Graduação em Educação em um Congresso Internacional permite, por um lado, socializar os estudos e por outro lado, receber críticas construtivas, permitindo refletir sobre diversos pontos de vista e melhorar a qualidade do que está sendo produzido. Um dos objetivos do congresso internacional é realizar estudos comparativos da temática, favorecendo a investigação científica e fortalecendo os debates.



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20 de março de 2012