No dia 21 de junho (quinta-feira), às 17h30, na sala 1 do prédio H14, a arte e a cidadania serão parceiras na PUC-Campinas. Alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo farão a exposição de 15 esculturas produzidas na disciplina de Geometria Aplicada a Arquitetura e que serão selecionadas para integrar um projeto urbanístico para a praça central do distrito de Aparecidinha. A escolha das 13 obras que integrarão o projeto será feita pelo prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, que participará da exposição dos alunos. A Prefeitura construirá as esculturas em tamanho adequado para a implantação na praça e a atividade sela a cooperação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo com a prefeitura.

Essa não é a primeira vez que alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas participam desse tipo de atividade. Em 2006, os estudantes fizeram e doaram sete esculturas para uma área de 9 mil metros quadrados na Chácara da Barra, situada em fundo de vale na confluência da rua Dr. Gustavo Rodrigues Pereira Dutra com a avenida Jesuíno Marcondes Machado.

“Normalmente, as esculturas feitas pelos alunos são integradas aos ambientes externos dos campi da Universidade. Mas as autores das sete esculturas ficaram sabendo do movimento dos moradores e acharam justo doá-las para estimular a iniciativa”, diz o professor Sidney Tamai.

A doação das esculturas deu início ao projeto de urbanização da área para a construção de uma praça, de acordo com a iniciativa da Associação dos Moradores da Chácara da Barra e Adjacências. Entre as propostas de construção está a de uma pista de caminhada e de um play ground.

19 de junho de 2007