Objetivos

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião tem como objetivo principal qualificar seus estudantes para a pesquisa e a docência na área das Ciências da Religião.

 

O Programa, em nível de mestrado, possui os seguintes objetivos específicos:

 

a) conferir ao aluno o grau de mestre em Ciências da Religião;

 

b) formar docentes e pesquisadores para atuar nas instituições de ensino superior, nas instituições religiosas e organizações governamentais e não governamentais;

 

c) contribuir para o desenvolvimento contínuo da pesquisa em Ciências da Religião, notadamente, na área do fenômeno religioso;

 

d) estimular a capacidade investigativa e aperfeiçoar a formação profissional, mediante o desenvolvimento de métodos de pesquisa em torno do fenômeno religioso;

 

e) estimular a reflexão sistemática e a produção de pesquisas em torno da religião e da religiosidade em perspectiva interdisciplinar e não confessional;

 

f) propiciar, sobre bases sólidas, a expansão da Pós-Graduação em Ciências da Religião, tendo em vista, futuramente, a constituição de um Curso de Doutorado em Ciências da Religião na PUC-Campinas;

 

g) consolidar a PUC-Campinas como referência na pesquisa em Ciências da Religião tanto em nível regional quanto nacional.

Histórico

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião tem sua origem na índole de Pontifícia Universidade Católica de Campinas de formar seus alunos de modo integral, articulando ciência e profissão, com valores ético-cristãos. A Universidade oferece aos alunos disciplinas de teologia, de filosofia e de ciências humanas, ultrapassando a especificidade da área profissional escolhida. Acompanha esta iniciativa o fortalecimento pedagógico e epistemológico dos cursos de Teologia, Filosofia, Ciências Sociais e História, em que a religião é um dos elementos centrais dos respectivos currículos. Tem também sua origem no desenvolvimento da pesquisa realizada no âmbito dos grupos de pesquisa institucionais, certificados junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq (“Teologia Contemporânea”, “História, Religião e Religiosidade”, “Ética, Epistemologia e Religião”, “Ética, Política e Religião: questão de fundamentação”) que consideram a religião como objeto de investigação filosófica, teológica, histórica e sociológica. Essa produção científica alicerçou-se tanto na fundamentação teórica quanto na realidade religiosa brasileira, marcadamente plural em termos de confissão religiosa. Diante disso, o Programa foi organizado em torno de uma área de concentração intitulada “Fenômeno Religioso”, com duas linhas de pesquisa: “Fenômeno Religioso: dimensões epistemológicas”; “Fenômeno Religioso: Instituição e Práticas Discursivas”. A primeira linha, pretende realçar o conceito de religião no pensamento contemporâneo e todo um conjunto de elementos que emergem a partir da busca de conceituação, efetuada no contexto da Modernidade e da Pós-modernidade, enquanto a segunda preocupa-se em analisar elementos contidos na primeira, presentes nos símbolos, nos rituais e nos textos das Instituições Religiosas eclesiásticas e laicais, inferindo-se, então, o modo dessas Instituições relacionarem-se com a sociedade e com a cultura e suas práticas discursivas.

Público Alvo

- Portadores de diplomas de nível superior em Teologia, Ciências Sociais, História, Filosofia, Educação, Psicologia e áreas afins

Processo Seletivo

Período de Inscrições: 1º a 31 de outubro de 2016

documentos necessários - clique aqui

 

 

O Processo de Seleção é composto das seguintes fases:

- 1ª fase eliminatória: prova de conhecimentos e suficiência em língua estrangeira, além de prova de suficiência em língua portuguesa para candidatos estrangeiros;
- 2ª fase eliminatória: entrevista;
- 3ª fase classificatória: média geral obtida a partir das notas parciais da prova de conhecimentos, do anteprojeto, do currículo e da entrevista.

 

Calendário do Processo Seletivo:

 

Prova escrita de conhecimentos específicos
17/11/2016 (das 9h às 12h)

 

Exame de suficiência em língua estrangeira
17/11/2016 (das 14h às 17h)
Opções: inglês ou espanhol

 

Divulgação dos resultados da 1ª fase (eliminatória)

28/11/2016

 

Entrevistas
30/11/2016 e 1º/12/2016 (das 14h às 18h)

 

Publicação dos resultados classificatórios
05/12/2016

 

Todo o processo de seleção será realizado no endereço abaixo:

PUC-CAMPINAS - Prédio do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - Complexo CCHSA - Bloco C (CAMPUS I)
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião
Rodovia Dom Pedro I, km 136 - Parque das Universidades - Campinas/SP

 

Bibliografia recomendada:

 

CRUZ, E.; DE MORI, G. (orgs.) Teologia e Ciências da Religião: a caminho da maioridade acadêmica no Brasil. São Paulo: Paulinas, 2011.
GRESCHAT, H. J. O que é Ciência da Religião? São Paulo: Paulinas, 2006
USARSKI, F. (org.) O Espectro Disciplinar da Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas, 2007.

 

 

Documentos Necessários

- Preenchimento do Formulário de Inscrição on-line
- Curriculum Lattes *
- Histórico e Diploma **, ou Declaração de Conclusão de Curso de Graduação no ano corrente (por exemplo: Certidão de Pressuposta Conclusão de Curso de Graduação) ***
- CPF e RG

- Foto 3x4
- Anteprojeto de Pesquisa: 3 vias
 

* É necessário trazer uma cópia impressa do currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, documentado e com cópia das produções bibliográficas.

** Só serão aceitos os diplomas de graduação emitidos em outros países, desde que revalidados no Brasil, de acordo com a legislação vigente.

*** OBS.: por ocasião da matrícula, o candidato selecionado deverá, obrigatoriamente, apresentar Histórico e Diploma, ou Certidão de Conclusão de Curso.

 

Forma de apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:
O Anteprojeto de Pesquisa deverá, obrigatoriamente, vincular-se a uma das linhas de pesquisa, (i) Fenômeno Religioso: dimensões epistemológicas ou (ii) Fenômeno Religioso: Instituição e práticas discursivas, tendo por base as ementas de cada linha. Os itens para a elaboração do Anteprojeto de Pesquisa são: título, linha de pesquisa, introdução teórica e problematização, objetivos específicos, método, resultados esperados, cronograma e referências bibliográficas. A introdução teórica e o problema devem referir-se a um tema que tenha articulação com uma das linhas de pesquisa e devem contemplar uma revisão da literatura, a partir de periódicos indexados qualis e livro qualificados.

 

Aspectos formais para a apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:

O Anteprojeto deve ter no máximo 15 páginas, formato A4, com letra Arial 12 e com espaçamento entre as linhas de 1,5. O número de cada página deverá estar no alto à direita. As margens superior e esquerda = 3cm, margens direita e inferior + 2cm. A forma de citações (curtas ou longas) e as referências devem ser feitas conforme as normas da ABNT. O texto deve estar grampeado na parte superior esquerda.

 

Sugestão de guia de orientação para a formulação do Anteprojeto:

CRUZ, E.; DE MORI, G. (orgs.) Teologia e Ciências da Religião: a caminho da maioridade acadêmica no Brasil. São Paulo: Paulinas, 2011.
 

Entrega da Documentação:
Os documentos devem ser entregues no período de 1º de outubro a 1º de novembro na Secretaria Acadêmica do Programa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (ATENÇÃO: em função das datas de realização do Vestibular 2017 da PUC-Campinas, não será possível a entrega de documentos na Secretaria Acadêmica do Programa no dia 21 de outubro, sexta-feira). Também serão aceitos os documentos enviados via correio para o endereço indicado abaixo, desde que a postagem ocorra até o dia 31 de outubro. Obs: a inscrição será indeferida se as regras institucionais não forem cumpridas.

 

Procedimento para confirmação da inscrição:
A inscrição será validada apenas e tão somente por ocasião da entrega dos documentos comprobatórios na Secretaria Acadêmica do Programa, além do pagamento da taxa de inscrição. Após o preenchimento e envio do Formulário de Inscrição on-line no portal da PUC-Campinas, será fornecida a opção de pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário ou cartão de crédito.

 

Endereço:
PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião – Complexo CCHSA – Bloco C – Campus I
Rodovia Dom Pedro I, km 136
Parque das Universidades – Campinas – SP
CEP 13086-900
Telefone: (19) 3343-7408

- CAPES/MEC: Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares.

- PUC-Campinas/Reitoria: isenção de 50% no valor da mensalidade escolar.

Anualmente, a PUC-Campinas realiza o processo de seleção para ingresso de novos alunos regulares nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Regularmente, as inscrições ocorrem em outubro e a seleção em novembro.

O Processo de Seleção contempla as seguintes etapas:


- Prova dissertativa de conhecimentos da área;
- Análise pontuada do curriculum vitae do candidato;
- Prova de suficiência em língua estrangeira;
- Análise pontuada do anteprojeto de pesquisa;
- Entrevista.

 

Número de vagas fixado anualmente, pela Reitoria, ouvida a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Para a conclusão (*) do Mestrado em Ciências da Religião, visando o título de Mestre, são necessários um total de 32 créditos, assim distribuídos:

 

1) 02 disciplinas obrigatórias de 03 créditos, perfazendo um total de 06 créditos;
2) 04 disciplinas eletivas de 03 créditos, perfazendo um total de 12 créditos;
3) 03 módulos de Seminários Avançados de Pesquisa, todos obrigatórios, perfazendo um total de 06 créditos;
4) Aprovação em Exame de Qualificação: até o final do terceiro semestre de curso de Mestrado, o aluno deverá submeter seu projeto de dissertação a um Exame de Qualificação.
5) Dissertação: 08 créditos.

 

(*) Para a obtenção do título de Mestre, além do cumprimento dos créditos elencados acima, o aluno deve cumprir integralmente as disposições constantes do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

 

A duração mínima do Mestrado em Ciências da Religião é de 12 e a máxima de 24 meses.

Desse modo, a progressão do curso distribui-se da seguinte forma:


1º semestre 2º semestre 3º semestre 4º semestre
Obrigatória (1) Eletiva (1) Eletiva (3) Orientação
Obrigatória (2) Eletiva (2) Eletiva (4) -
SAP (1) SAP (2) SAP (3) -
Orientação Orientação Orientação -

 

LISTA CLASSIFICATÓRIA DE CANDIDATOS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO 2017

CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

 

 

 

CANDIDATOS APROVADOS

 

1º    Pedro Barbosa Lima Junior

2º    Anderson da Silva Oliveira

3º    Michele dos Santos Dias

4º    Aretha Beatriz Brito da Rocha

5º    Thais da Rocha Carvalho

6º    Leandro Longo

7º    Mariana Pfister

8º    Cristina Micaroni Hilkner Altieri

9º    Maria Elisa Silveira de Souza

10º  Maria Liliane Oliveira do Nascimento

 

CANDIDATOS EM LISTA DE ESPERA (EM ORDEM ALFABÉTICA)

 

Bruno Augusto Candiotta

João Paulo Pereira

Marcelo Corrêa de Oliveira

Marcelo Vinicius Picini

Maria Gabriela de Carvalho

 

 

ATENÇÃO

 

Os 10 primeiros candidatos aprovados estão sendo convocados às vagas disponíveis. A lista de espera apresenta os candidatos em ordem alfabética. A chamada dos candidatos desta lista ocorrerá de acordo com a disponibilidade de vagas dos orientadores.

 

Esta classificação não é válida para atribuição de Bolsas de Estudos das Agências de Fomento, pois haverá para este fim um processo seletivo específico, no início do ano letivo de 2017.

 

Os candidatos convocados deverão comparecer, no dia 13 de dezembro de 2016, às 9h00, no Prédio do CCHSA, Sala nº 212, no Campus I da PUC-Campinas, para uma reunião com o Coordenador do Programa, Prof. Dr. Pe. Paulo Sérgio Lopes Gonçalves.

 

Os candidatos não aprovados poderão retirar sua documentação na Secretaria do Programa no prazo de 2 meses, a contar a partir do dia 05 de dezembro de 2016; após essa data, os documentos serão incinerados.

Disciplinas

  • ANÁLISE DO DISCURSO RELIGIOSO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa a constituição do discurso religioso na perspectiva hermenêutica, estruturalista e genealógica.

  • CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E FENÔMENO RELIGIOSO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Conceitua histórica e epistemologicamente as Ciências da Religião. Apresenta as matrizes teóricas e as linhas de interpretação do Fenômeno Religioso.

  • DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 360

    Ementa:

  • ESTADO, RELIGIÃO E SOCIEDADE NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Reconstitui e analisa as relações políticas, institucionais e culturais entre o Estado e as instituições religiosas e os diferentes setores da sociedade brasileira no contexto do Brasil contemporâneo, com ênfase no papel da dimensão religiosa na definição das especificidades da formação social brasileira.

  • ESTÁGIO DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 30

    Ementa:

  • Ética, Bioética e Religião

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa duas tendências atuais: a representada pela visão de mundo naturalista e cientificista, seus efeitos, ardis e ambivalências e a outra pela presença das ortodoxias religiosas e sua normatividade unívoca. Compreende a partir dessa dialética uma ética racional balizada pela intenção ética para além do determinismo e do imperativo das normas.

  • FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda o método fenomenológico, os pressupostos históricos, teóricos e metodológicos da fenomenologia da religião. Propõe-se a descrever, analisar e compreender o fenômeno religioso a partir das suas linguagens ou meios de manifestação.

  • FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DO FENÔMENO RELIGIOSO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa a constituição do fenômeno religioso desde a exposição conceitual da ligação entre o homem e o sagrado nas mais variadas religiões, a partir da apropriação de teóricos e críticos desse fenômeno no âmbito dos discursos filosófico, teológico, político, antropológico e histórico.

  • FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Reflete sobre o fundamentalismo como a face violenta e intolerante das religiões monoteístas: Judaísmo, Cristianismo, Islamismo. Aborda a maneira como certa imagem de Deus fundamenta o ódio e a violência, e indaga se esse Deus existe ou seria apenas um artifício linguístico a partir do qual as pessoas projetam seus desejos. Interroga a viabilidade do diálogo entre as religiões em um mundo plural e globalizado.

  • Hermenêutica da Linguagem Religiosa

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Reflete sobre implicações das hermenêuticas filosófica e teológica para a construção da identidade religiosa. Analisa a maneira como essa identidade, construída a partir da decifração da vida no espelho do texto, pode contribuir com o diálogo entre as três religiões ditas monoteístas: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.

  • LÍNGUA ESPANHOLA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LÍNGUA INGLESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LÍNGUA PORTUGUESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • MÉTODOS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda o processo de formulação de projetos, levantamento, classificação e análise documental e bibliográfica, bem como as exigências presentes nas etapas de apresentação dos resultados e organização da redação, exigidas no trabalho de construção do conhecimento em Ciências da Religião.

  • Mito e Religião

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa o sentido da relação entre mito e religião: o imaginário e a fundação da identidade e da coletividade nos mitos clássicos e nas grandes religiões. Estuda as linguagens mítica e religiosa à prova do logos, a relação da consciência mítica com a consciência existencial e uma nova religiosidade.

  • O CARÁTER INSTITUCIONAL, DOUTRINAL E PRÁTICO DO FENÔMENO RELIGIOSO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda o modo das ciências da religião analisar o fenômeno religioso relacionado às instituições religiosas, à doutrina cristã e à vivência de grupos sociais e étnicos diversos.

  • O CATOLICISMO NA PÓS-MODERNIDADE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa o Catolicismo após o Concílio Vaticano II (1962-1965) diante da cultura pós-moderna: a secularização, os movimentos religiosos e as questões de moralidade social e comportamental.

  • ORIENTAÇÃO DISSERTAÇÃO MESTRADO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa:

  • SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA A - CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Analisa e acompanha o desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos alunos, relacionados diretamente às Linhas e Grupos de Pesquisa dos orientadores.

  • SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA B - CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Analisa e acompanha o desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos alunos, relacionados diretamente às Linhas e Grupos de Pesquisa dos orientadores.

  • SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA C - CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Analisa e acompanha o desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos alunos, relacionados diretamente às Linhas e Grupos de Pesquisa dos orientadores.

  • TEOLOGIA POLÍTICA (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a relação entre teologia e política, aprofundando a causa e o modo de elementos da teologia fundar explicações sobre conceitos e princípios da política.

  • TÓPICOS EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • TRADIÇÃO E SECULARIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DO CLERO LUSO-BRASILEIRO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Situa os elementos históricos e teóricos que implicaram a específica simbiose entre o poder temporal e espiritual na formação do clero luso-brasileiro. Para tanto, aborda criticamente o fenômeno da secularização no âmbito da Ilustração européia do século XVIII e sua reconfiguração específica pelo “regalismo católico” pombalino, no contexto luso-brasileiro.

Ética, Epistemologia e Religião

São realizadas reuniões quinzenais, desenvolvendo três eixos que envolvem as pesquisas do grupo: a) Fenomenologia da Religião; b) Religião e Secularização; c) Religião e Ciência. Na produção científica destacam-se: a) A relação entre Teologia como ciência ôntica e Filosofia; b) Qual é o locus de Deus: no túmulo ou no homem? c) O sentido do fenômeno religioso; d) Heidegger: da filosofia fenomenológica à fenomenologia da religião; e) Tu Eterno e religiosidade no pensamento de Martin Buber. Além disso, o grupo tem realizado reuniões científicas contando com docentes estrangeiros: a)Angela Ales Bello, docente de Filosofia da Pontificia Università lateranense (Roma, Itália) que desenvolveu o tema da Fenomenologia e sua aplicação à análise da Religião, cabendo a um membro do grupo traduzir a obra L¿esperienza del sacro; b) Steven Joseph Engler, docente de Ciências da Religião da Mount Royal Universty (Canadá), que desenvolveu teoria e métodos de pesquisa em Ciências da Religião.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • NEWTON AQUILES VON ZUBEN
  • PAULO SERGIO LOPES GONCALVES
  • RENATO KIRCHNER

Ética, política e religião: questões de fundamentação

O Grupo investiga a pertinência da justificação da ação a partir de razões universais ou da possibilidade, ou não, de fundamentação da mesma por critérios verdadeiros e universais. Pensar a moral, a política e a religião requer considerar as especificidades conceituais e reflexivas desses campos. Também, os pontos de conexão e imbricação que os concernem torna mais complexa a avaliação do agir e das escolhas humanas e de suas repercussões individuais e coletivas. A investigação baseia-se, então, nas escolas filosóficas tanto de matriz teleológica quanto deontológica, assim como as genealógicas e aquelas perspectivas que pensam a ação tanto na chave naturalista, quanto na sócio-histórica, que recusam qualquer justificação moral prévia para as normas morais, as ações políticas e, até mesmo, as crenças religiosas. Busca-se responder à indagação: é viável a fundamentação de princípios, ou a postulação de máximas, ou a justificação do agir, nos campos da ética, da política e da religião?

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • DOUGLAS FERREIRA BARROS
  • GLAUCO BARSALINI

História das Religiões e Religiosidades no Brasil

O Grupo de Pesquisa em História das Religiões e Religiosidades no Brasil nasceu em 2012, de um desdobramento do Grupo "História Regional" criado em 1999. A partir de 2014 passa a integrar o Programa de Mestrado em Ciências da Religião da PUC-Campinas. No último triênio participou e apresentou trabalhos que foram publicados nos cadernos de resumos e nos anais dos seguintes congressos: ABHR 2012 e 2013; SOTER 2014. Os artigos dos proponentes do grupo começam a circular em revistas Qualis A-2 a Qualis B-1, B-2 e B3. Os trabalhos de Iniciação Científica com os alunos com bolsas do CNPq sob orientação dos proponentes também foram apresentados nos Encontros de Iniciação Científica ocorridos anualmente na PUC-Campinas ,assim como a publicação conjunta de orientadores/orientados dos resultados das Iniciações Científicas em revistas especializadas do campo da História e das Ciências da Religião.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ANA ROSA CLOCLET DA SILVA
  • JOAO MIGUEL TEIXEIRA DE GODOY

Religião, Linguagem e Cultura

Em maio de 2016, o Grupo de pesquisa promoveu um colóquio científico em torno dos temas "Religião e História" e "Religião e Sociedade" no contexto das Ciências da Religião. O Prof. Walter Salles ministrou aulas no curso de teologia para leigos da Diocese de Limeira (São Paulo) em fevereiro e março de 2016. As aulas tiveram como tema principal "O mistério de Deus: conceitos e revelação bíblica".

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • BRENO MARTINS CAMPOS
  • CECI MARIA COSTA BAPTISTA MARIANI
  • WALTER FERREIRA SALLES

Fenômeno Religioso: dimensões epistemológicas

Analisa o conceito de fenômeno religioso em pensadores contemporâneos, investigando a relação do fenômeno religioso com as ciências, com a política, com o ateísmo e a secularização. Estuda a relação entre imanência e transcendência, a concepção de Sagrado, o conceito de experiência religiosa e a estreita relação entre religião e secularização.

Fenômeno Religioso: instituição e práticas discursivas

Estuda o fenômeno religioso em suas configurações institucionais, doutrinárias e vivenciais. Analisa suas formas de produção simbólica, ritual e textual na busca de sentido para a existência humana. Avalia o papel da Tradição na configuração e reconfiguração das diversas matrizes culturais religiosas, a partir das perspectivas histórica e hermenêutica, e na interface sociedade e cultura.

Data de defesaTítuloAutorOrientadorTipo de documento
  • Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião
    Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - Mestrado
  • Coordenador
    PAULO SERGIO LOPES GONCALVES
  • Área de Concentração
    Fenômeno Religioso
  • Local Campus I
  • Avaliação CAPES Visitar Página Oficial

Manifestação de Interesse

  • SECRETARIA DO CENTRO

Informações

Telefone (19) 3343-7408

 

Email

ppgcr.cchsa@puc-campinas.edu.br