Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

Objetivos

Um curso de especialização que buscando responder aos complexos problemas do contemporâneo, não deixa de possibilitar aprofundamento filosófico-existencial e dialogar com a dimensão prática da realidade cotidiana que tem a cada dia evidenciado protagonismos populares, africanos e descoloniais em empreendimentos econômicos, culturais ou políticos.
Urge divulgar e possibilitar aprofundamento em temáticas essenciais ao Pensamento Filosófico Latino-Americano, Africano e Descolonial, possibilitando instrumental práxico diferenciado para leitura do mundo atual. Trata-se de contribuição Ética, em perspectiva de alteridade à constituição da criatividade e de outras epistemologias em perspectiva crítica à pós-verdade e crise fundamental da cultura ocidental, auxiliando possibilidades de construção de mundos mais justos e solidários.
Não há no Brasil até o momento curso parecido. Entretanto, há, pelo menos desde o início da primeira década de 2000, um crescimento consistente de pesquisas nestas temáticas, quais muitas vezes, encontram resistências, gerando um represamento de demandas, qual pode ser percebido em 6 congressos nacionais sobre o tema, criação do Grupo de Trabalho Filosofia na América Latina na Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Sem contar com eventos e grupos de estudos na UNICAMP e em Campinas, dialogando com estas temáticas.

Diferenciais

- Carga Horária contendo Atividades mediadas em Plataformas Digitais (66,7% presencial  e  33,3% em CANVAS)

- Conteúdo e Atividades complementares assíncronas que utilizam Plataformas Digitais
- Metodologias Ativas e Projeto de Intervenção

Público Alvo

Profissionais Graduados na área de “Humanidades”, Profissionais da Educação, Profissionais de qualquer área em busca de aprofundamento cultural e instrumental práxico para a criatividade e atuação na sociedade de forma relevante respondendo à problemas contemporâneos.

- Análise da documentação apresentada;
- entrevista individual (se houver necessidade).

Inscrições até 16/08/2020
ATENÇÃO: Procedimento para confirmação da inscrição:
A inscrição será validada apenas e tão somente por ocasião do upload de todos os documentos obrigatórios, além do pagamento da taxa de inscrição. Após o preenchimento e envio do Formulário de Inscrição on-line no Portal da PUC-Campinas, será fornecida a opção de pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário e cartão de crédito.
Período de Seleção: Até 21/08/2020
Divulgação dos Resultados: até 28/08/2020
Pré-matrícula: 03, 04 e 05/09/2020
Início das aulas: 03/10/2020

Documentos Necessários

- Cópia do Diploma de Graduação (reconhecido pelo MEC): Licenciatura/Bacharelado/Tecnologia
- cópia do histórico escolar da Graduação;
- currículo simples;
- cópias do RG e CPF.

* Dúvidas em relação a documentação exigida serão esclarecidas pela Secretaria do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, localizada no Campus I à Rua Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1.516 - Parque Rural Fazenda Santa Cândida, CEP: 13087-571, Campinas-SP, até o último dia da inscrição.
CONSULTE OS PRAZOS NA SECRETARIA - (19) 3343-7415/3343-7299. O horário de atendimento da Secretaria do Centro é: de segunda à sexta-feira das 08h às 17h.

*O corpo docente do Curso será composto por docentes ou - palestrantes externos e docentes da PUC-Campinas.

DOUGLAS FERREIRA BARROS - Doutor

HELERSON DA SILVA - DOUTOR

HUGO ALLAN MATOS - MESTRE

SemestreDisciplinaCarga Horária