Especialização em Ciências Forenses: Toxicologia e Análise Química

Objetivos

O curso tem como objetivos capacitar profissionais para compreenderem os fundamentos de laboratórios forenses, proporcionar uma visão ampla das ferramentas para análise química e toxicológica na área forense e prepará-los para atividades relacionadas à perícia criminal, concebendo as melhores técnicas analíticas aplicáveis aos casos analisados.

Diferenciais:

- Professores altamente qualificados;

- Aulas práticas em laboratórios equipados com instrumentação necessária para desenvolvimento das análises forenses e tratamento estatístico de dados;

- Debates sobre casos concretos.

Público Alvo

Graduados em Química, Engenharia Química, Ciências Farmacêuticas, Ciências Biológicas e áreas afins.

- Análise da documentação apresentada;
- entrevista individual (se houver necessidade).

Inscrições até 09/02/2020

ATENÇÃO: Procedimento para confirmação da inscrição:
A inscrição será validada apenas e tão somente por ocasião da entrega dos documentos comprobatórios na Secretaria do Centro, além do pagamento da taxa de inscrição. Após o preenchimento e envio do Formulário de Inscrição on-line no Portal da PUC-Campinas, será fornecida a opção de pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário ou cartão de Débito*.
*Para pagamento via cartão de Débito, será necessária autorização prévia do titular junto ao banco emissor do cartão.

Período de Seleção: Até 14/02/2020

Divulgação dos Resultados: até 21/02/2020

Pré-matrícula: 05, 06 e 07/03/2020

Início das aulas: 28/03/2020

Documentos Necessários

- Cópia do Diploma de Graduação (reconhecido pelo MEC): Licenciatura/Bacharelado/Tecnologia
- cópia do histórico escolar da Graduação;
- currículo simples;
- cópias do RG e CPF.

* A documentação completa deverá ser entregue na Secretaria do Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias, localizada no Campus I à Rua Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1.516 - Parque Rural Fazenda Santa Cândida, CEP: 13087-571, Campinas-SP, até o último dia da inscrição.

Também serão aceitos documentos enviados via correio, desde que postados até o dia 04/02/2020.

* A apresentação dos documentos indicados acima deve ser feita mediante cópia autenticada em Cartório ou cópia simples acompanhada do original, para conferência.
CONSULTE OS PRAZOS NA SECRETARIA - (19) 3343-7031 / 3343-7009.

IMPORTANTE: No caso de ser o(a) inscrito(a), colaborador de EMPRESAS CONVENIADAS com a PUC-Campinas (por meio de acordo firmado), para que a concessão do desconto possa ser concedida, deverá ser feita a comprovação do vínculo existente entre o colaborador e a empresa conveniada com a PUC-Campinas. Em assim sendo, esta comprovação deverá ser feita mediante a entrega, impreterivelmente, no ato da matrícula, de cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – juntamente com a apresentação do documento original, somente para fins de simples conferência – a fim de se comprovar a condição estabelecida para que o desconto seja processado. Por fim, no caso de servidores públicos deverá ser apresentado o comprovante deste vínculo junto à sua Instituição.

*O corpo docente do Curso será composto por docentes ou - palestrantes externos e docentes da PUC-Campinas.

DANIELE FERNANDA DE OLIVEIRA ROCHA - DOUTORA

SILVIA DE OLIVEIRA S CAZENAVE - DOUTORA

THAISA APARECIDA MAIA - DOUTORA

SemestreDisciplinaCarga Horária
01TOXICOLOGIA FORENSE PARA ALIMENTOS, AMBIENTAL E MEDICAMENTOS 34
01TOXICOLOGIA GERAL 34
02INSTRUMENTAÇÃO ANALÍTICA APLICADA A QUÍMICA FORENSE I 51
02INSTRUMENTAÇÃO ANALÍTICA APLICADA A QUÍMICA FORENSE II 51
02QUIMIOMETRIA APLICADA AS CIÊNCIAS FORENSES 34
02TOXICOLOGIA FORENSE PARA SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS 34
03CRIMINALÍSTICA - AS CIÊNCIAS A SERVIÇO DA JUSTIÇA 17
03EXAMES METALOGRÁFICOS EM QUÍMICA FORENSE 17
03QUÍMICA DA COMBUSTÃO E DE PROCESSOS EXPLOSIVOS 34
03TÓPICOS ESPECIAIS EM QUÍMICA FORENSE I: TÉCNICAS QUÍMICAS APLICÁVEIS NA REVELAÇÃO DE IMPRESSÕES DIGITAIS 17
03TÓPICOS ESPECIAIS EM QUÍMICA FORENSE II: ESTUDO DE CASOS SIMULADOS 68
04PRINCIPAIS ÁREAS DAS CIÊNCIAS FORENSES (ASPECTOS GERAIS) 51
  • Coordenador
    THAISA APARECIDA MAIA
  • Modalidade Presencial
  • Carga Horária 442
  • Duração 3 semestres
  • Dias de Aula
    Sábados - 08h00 as 11h35 / 13h15 as 16h50
  • Local Campus I

18 Parcelas de R$ 626,00

24 Parcelas de R$ 474,00

- Desconto de 10% (dez por cento) para pagamento à vista do valor total do contrato;

- Desconto de 10% (dez por cento) na mensalidade para funcionários de empresas conveniadas com a PUC-Campinas (MEDIANTE ACORDO FIRMADO), a ser concedido, impreterivelmente, no ato da matrícula;
    - Desconto de 25% (vinte e cinco por cento) na mensalidade para Ex-Aluno da PUC-Campinas, que nela tenha concluído curso de Graduação ou Pós-Graduação.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

1) No caso do desconto de 10% (dez por cento) assegurado aos funcionários de empresas conveniadas com a PUC-Campinas e, também, ser o beneficiário Ex-Aluno da Instituição, os descontos não serão cumulativos, por consequente, vigorará o maior benefício. Destaca-se que a verificação será feita, via sistema, com base no número de CPF do beneficiário;

2) O desconto de 25% (vinte e cinco por cento) para Ex-Aluno da PUC-Campinas, será concedido, somente, nos casos onde não houverem pendências financeiras com a Instituição.

• SECRETARIA DO CENTRO