OS DESAFIOS CAUSADOS PELO LIXO NO BRASIL

A pandemia e a mudança na rotina da maioria das pessoas despertou um debate antigo: a gestão do lixo. Já existem números do expressivo crescimento do volume de resíduos descartados no último ano. O Brasil possui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que existe há 11 anos e ainda não conseguiu cumprir aspectos importantes, como o fim dos lixões. Por outro lado, as cooperativas de reciclagem vem evoluindo em organização. E, na ponta de todo o processo, o indivíduo tem papel fundamental em um processo que vai desde a conscientização até a separação e descarte corretos dos próprio lixo. Neste episódio, debatemos qual a real situação da gestão do lixo no Brasil, as perspectivas para o futuro, além de orientações para que cada pessoa faça a sua parte dentro desta cadeia.

Convidados: Pedro de Miranda Costa – economista, com mestrado em Engenharia de Produção e professor do curso de administração da PUC-Campinas e Rodrigo Custódio Urban – engenheiro ambiental, doutor em engenharia civil, diretor da Faculdade de Engenharia Ambiental da PUC-Campinas

Equipe: Adriana Almeida – jornalista; Patrícia Mariuzzo – jornalista; Márcio Claver – operador de áudio (Laboratório de Imagem e Som PUC-Campinas).

Dicas do Olhar:

Portal com informações e dicas sobre meio ambiente e reciclagem

Como é uma cooperativa de reciclagem

COVID-19 pandemic: Solid waste and environmental impacts in Brazil

Índice de adequação do gerenciamento de resíduos sólidos urbanos como ferramenta para o planejamento: aplicação no estado de São Paulo

Gabriel Hofman
8 de junho de 2021